Reprodução/Ecovia

O domingo (12) começa com temperaturas mais elevadas com alguma nebulosidade na metade Oeste do Paraná. Em Curitiba e região, o dia deve ser de sol e temperaturas agradáveis, com máxima de 25ºc na Capital. Já na segunda-feira (13), a previsão é de dia encoberto e chuva na parte da tarde.

O sistema frontal que estava posicionado entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina avança para norte e se aproxima do Paraná neste domingo. Nos níveis mais baixos da atmosfera os ventos transportam umidade e calor da região Amazônica para o Estado. Este padrão de tempo aumenta as taxas de instabilidade nas áreas mais próximas do Paraguai, Argentina e Santa Catarina e favorece a formação de áreas de instabilidade em ao longo do dia. Estão previstas chuvas isoladas acompanhadas em alguns momentos de trovoadas e rajadas de vento.

Na segunda-feira a frente fria se afasta para o Oceano Atlântico, porém os ventos em diversos níveis da troposfera mantêm o transporte de umidade e calor da região Amazônica para o estado do Paraná. Há previsão da formação de áreas de instabilidade em vários momentos do dia nas diversas regiões paranaenses. As taxas de instabilidade estarão mais elevadas desde o Oeste até o Leste, por isso as precipitações mais fortes associadas com trovoadas e rajadas de vento são previstas para esses setores, contudo a metade norte também vai registrar chuvas de forma ocasional.