Divulgação

O próximo domingo será de poesia no Largo da Ordem. É que a Feira do Poeta irá receber neste dia 06 de maio o lançamento do livro "Rebeldia Sem Prosa", de autoria do "poetiguar" Jefferson Moisés Santos da Silva. O lançamento da obra, editada pela Voz Cartonera, acontece a partir das 11 horas e deve se estender até às 15 horas. Além do próprio autor, também participarão do lançamento integrantes do movimento cartonero de Curitiba e região metropolitana e outros poetas paranaenses. Aqueles que quiserem declamar seus poemas são bem vindos, bem como músicos de rua e outros artistas.

Tal movimento, como o próprio nome indica (cartón, em espanhol, significa papelão), utiliza materiais recicláveis para a produção de livros. Teve início na Argentina, em 2003, em meio à crise econômica e social que o país atravessava. Sem espaço para publicar suas obras nas editoras tradicionais, jovens escritores (principalmente poetas) resolveram inovar e começaram a utilizar o material recolhido por recicladores para poderem lançar suas obras. Assim, é possível vender livros por preços mais acessíveis, ajudando a difundir a cultura e a divulgar o trabalho de artistas locais.

No caso do "Rebeldia Sem Prosa", por exemplo, a obra será vendida por R$ 15. A ideia, segundo explica Andréa Carneiro Lobo, da Voz Cartonera, a ideia é que cada obra vendida custeie a próxima a ser lançada. Nesse sentido, é importante destacar que a editora não visa lucro, bem como o livro é produto acabado de um trabalho coletivo: além das poesias de Jefferson Moisés, pelo menos outras 12 pessoas participaram da criação do livro, entre eles o designer Marcelo Barbosa (responsável pela diagramação), a ilustradora Joanna Oj (que assim como Marcelo é de Caruaru, em Pernambuco)  e uma série de outras pessoas que ajudaram na montagem dos livros e pintura das capas, feitas em papelão. Assim, cada exemplar terá uma capa única.

O Autor

A obra "Rebeldia Sem Prosa" é a terceira lançada pelo psicopedagogo, teólogo, instrutor de Yoga e poeta Jefferson Moisés e marca a sua estreia no gênero poesia. Quem quiser conhecer mais sobre o autor, inclusive, pode conferir seus dois livros anteriores, "Os efeitos da ansiedade na aprendizagem" e "Teologia da Gaivota", disponíveis gratuitamente no site http://respirefundo.com.br/site/

SERVIÇO

Lançamento do livro "Rebeldia sem prosa"

Autor: Jefferson Moisés Santos da Silva
Editora: Voz Cartonera
Preço: R$ 15
Data: 06/05/2018
Local: Feira do Poeta (R. Cel. Enéas, 30, Sâo Francisco)
Horário: Das 11 às 15 horas
Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/1827272780900523/?active_tab=about