Publicidade
Bebida nacional

Domingo é o Dia Nacional do Café. Veja uma receita exclusiva

(Foto: Divulgação/Assessoria de imprensa)

Rico em vitamina B, lipídios, aminoácidos, açúcares, potássio e cálcio, o café ganha cada vez mais adeptos no Brasil. Depois da água, ele é a bebida mais consumida em todo o mundo. Em tempos de quarentena, o café também se tornou um aliado para aqueles que buscam mais concentração e vitalidade – seja nos estudos, no home office ou mesmo para a prática de exercícios físicos em casa.

“Neste dia Nacional do Café, comemorado em 24 de maio (domingo), nada melhor do que reunir a família e celebrar um dos produtos mais tradicionais da mesa do brasileiro”, observa Carlo Costa Gallinea, diretor comercial da Bonblend - uma empresa que há dez anos trabalha com grãos e blends especiais no Paraná e em Santa Catarina - e um apaixonado por café. Ele explica que – segundo dados da Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC) - a bebida faz parte do dia a dia de 98% dos lares brasileiros.

O Brasil também é o segundo país com maior consumo de café do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos. O consumo per capita – conforme dados da Pesquisa Tendências do Mercado de Cafés promovida pela ABIC - é de 6,02 kg/ano de café cru e 4,82 kg/ano de café torrado e moído.

Café também é emprego e renda

Gallinea ressalta, ainda, a importância do produto para a economia nacional, pois gera empregos e renda. Segundo dados recentes da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais, no período 2019/2020, o Brasil representou 38,3% na produção mundial e foi responsável por 30,7% das exportações de café, o equivalente a mais de um terço do abastecimento em todo planeta.

Mas para quem gosta de café, nada melhor do que comemorar bebendo um delicioso cafezinho ou experimentando uma nova iguaria com o fruto ou derivados na receita. Pensando nisso, a Bonblend separou uma receita especial que casa muito bem com o fim de semana e com os dias mais frios, de acordo com a estação: Tiramissu – uma sobremesa italiana deliciosa e que agrada do paladar mais simples ao mais exigente. Confira abaixo e aproveite:

Tiramissu com Bonblend (rende 5 porções)

Ingredientes

3 colheres (sopa) cheias de pó de Café Boblend Tradicional (60 g)

1 xícara (chá) de água quente

500g de creme de leite fresco

1 xícara (chá) de açúcar

200g de cream cheese

150g de biscoito inglês (ou biscoito champagne) e cacau em pó

1 colher (sopa) de licor de amêndoas (Frangélico) - opcional

Modo de Preparo

Prepare o Bonblend Tradicional com a água indicada

Bata o cream cheese com o açúcar. Faça e acrescente o chantilly vagarosamente, misturando bem para formar um creme delicado. Se quiser, acrescente o Frangélico.

Monte o Tiramissu fazendo camadas alternadas de creme, biscoitos umedecidos no café e creme. Depois, polvilhe com cacau e leve à geladeira. Você pode montar em uma travessa refratária grande ou organizar em taças.

Observação: Para fazer o chantilly, bata 500ml de creme de leite fresco e gelado junto com 3 colheres (sopa) de açúcar.

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES