Reprodução – “New Life S.A.” mostra a história da construção de um condomínio em Brasília.

Veja outras sugestões na coluna do Curitiba de Graça

A construção de um novo condomínio em Brasília busca criar uma refundação da capital e criar uma nova sociedade. Mas, essa utopia de uma vida diferente se choca com um sistema corrupto, onde o lucro fica acima de qualquer coisa. Essa é a narrativa da comédia dramática brasileira “New Life S.A.”, filme de estreia de André Carvalheira que chega às telas virtuais gratuitas do Cine Passeio, refletindo sobre como a especulação imobiliária contribui para o aumento das desigualdades sociais. O filme fica em cartaz no Cine Passeio, pela página www.cinepasseio.org até o dia 5. Confira os outros filmes que estão em exibição e também as outras atrações da semana do Curitiba de Graça.

Boa leitura 


Mais filmes

Foto: Divulgação

Legenda: “Clara – Um Amor Além do Universo” é um dos lançamentos daa programação da semana.

Outro filme brasileiro com exibição gratuita é “O Tronco”, de João Batista de Andrade, uma espécie de faroeste brasileiro sobre um coletor de impostos que chega ao sertão de Goiás para combater o domínio absoluto de um coronel e acaba explodindo um confronto entre soldados e jagunços.

A programação gratuita ainda apresenta o documentário “Já Visto, Jamais Visto”, de Andrea Tonacci, que revisita o passado desse cineasta italiano que chegou ao Brasil ainda criança, além da comédia “Tel Aviv em Chamas”, de Sameh Zoabi, que entra em sua segunda semana de exibição. O longa-metragem é uma coprodução entre Israel, França, Bélgica e Luxemburgo e ganhou prêmios de Melhor Filme e Melhor Ator na Mostra Orizzonti do Festival de Veneza.

Já pela parceria do Cine Passeio com o Consulado Argentino e o portal Cine AR são exibidos o policial “Marea Baja”, de Paulo Pécora, e a comédia “Here Kitty Kitty!”, de Santiago Giralt – esses dois sem legendas em português.

Já para quem procura filmes recém-lançados no cinema, nas exibições com cobrança de ingressos, estreia o romance de ficção-científica canadense “Clara – Um Amor Além do Universo”, de Akash Sherman, e continuam em cartaz o thriller “Lucky – Uma Mulher de Sorte”, de Natasha Kermani, o suspense belga “Doce Obsessão”, de Bernard Declercq, o drama alemão “Uma Mulher Inesquecível”, de Eliza Petkova, além do drama de guerra franco-argelino “Terminal Sul: Luta Por Liberdade”, de Rabah Ameur-Zaïmeche e da ficção-científica de suspense inglês “Prisioneiro Espacial”, de Luke Armstrong.

Todos os filmes, pagos ou gratuitos, podem ser assistidos no site www.cinepasseio.org até o dia 5 de maio.

E para os cineastas que vivem na periferia de Curitiba e região, estão abertas as inscrições para o “Olhar Periférico Festival de Cinema”. A ideia é mostrar o olhar desses profissionais que moram ou atuam nesse contexto social e conhecem de perto essa realidade, democratizando a sétima arte e revelando talentos.

Veja como se inscrever gratuitamente até 15 de junho no https://filmfreeway.com/OlharPerifericoFestivaldeCinema1.


Fotografia de Sombras

Foto: Pedro Vieira

Legenda: O MON está fechado mas, exposições e oficinas podem ser acessadas por site e nas mídias sociais. 

Na próxima quarta-feira, dia 5, o Museu Oscar Niemeyer promove em sua página na plataforma Google Arts & Culture (https://artsandculture.google.com/u/0/partner/museu-oscar-niemeyer), a oficina “Fotografia de Sombras”, que  ensinará a investigar e fotografar as sombras que estão à nossa volta, além de contar um pouco sobre a importância da sombra na fotografia. Não é necessário ter conhecimento prévio nem se inscrever para participar das atividades. Os vídeos serão disponibilizados no https://www.facebook.com/museuoscarniemeyer/, no https://www.instagram.com/museuoscarniemeyer/?hl=pt-br e no

https://www.youtube.com/channel/UCu3lXGQC1YNcyTJWUtlP6IQ?view_as=subscriber.


Hiphop Vivaldi

Foto: Divulgação

Legenda: Obras marcantes dos grafites de artistas visuais de Curitiba também fazem parte do vídeo, servindo de cenário para as danças.

Em comemoração ao Dia Mundial da Dança, 29 de abril, a Orquestra de Câmara de Curitiba e a Casa Hoffmann – Centro de Estudos do Movimento lançaram um vídeo com um encontro inusitado: a música erudita com a dança de rua. O resultado é a videocoreografia HipHop Vivaldi que pode ser vista neste link: https://www.youtube.com/watch?v=YnCVGx-L73c .

Concebido pela coordenadora de Linguagem de Música da Fundação Cultural de Curitiba, Janete Andrade, com direção artística de Carmen Jorge e áudio e  montagem em vídeo de Bruno Haller, o vídeo busca mostrar a união de duas linguagens aparentemente distantes que, neste caso, se complementaram com sucesso. 


Coluna da semana: Cultura da Terra

Uma das características mais arraigadas do povo paranaense são os laços com a agricultura e cultivo da terra. Por isso, desde dezembro de 2020, o Curitiba de Graça conta com a coluna Cultura da Terra, que aborda as doações e cultivos de alimentos realizados pelo Movimento Sem Terra do Paraná. Confira a edição mais recente. https://curitibadegraca.com.br/um-movimento-em-defesa-da-vida-600-toneladas-de-alimentos-doados-pelo-mst-do-pr/

 

Confira outras dicas e notícias em www.curitibadegraca.com.br.