Campeonato Paranaense

Dupla de veteranos tira 'coelho da cartola' e evita derrota do Coritiba no Couto

(Foto: Valquir Aureliano)
(Foto: Valquir Aureliano)
(Foto: Valquir Aureliano)
(Foto: Valquir Aureliano)
(Foto: Valquir Aureliano)
(Foto: Valquir Aureliano)

O Coritiba empatou em 1 a 1 com o Azuriz nesta quarta-feira (dia 21) à tarde, no Couto Pereira, pela 4ª rodada do Campeonato Paranaense. Com o resultado, o time da capital ficou em 3º lugar, com 10 pontos em 5 jogos. A equipe de Pato Branco está na 5ª colocação, com 9 pontos em 6 jogos.

Essa foi a 7ª partida do Coritiba na temporada 2021, agora com 5 vitórias, 1 empate e 1 derrota.

Clique aqui para ver as ATUAÇÕES — notas para os jogadores do Coritiba.

COELHO DA CARTOLA
O Coritiba perdia por 1 a 0 o jogo dessa quarta-feira até os 30 minutos do segundo tempo. Até então, o time sofria para atacar e parecia totalmente anulado pelo Azuriz, que impressionou positivamente pela qualidade na marcação e pela lucidez quando tinha a posse de bola. Nesse momento, a dupla de veteranos formada por Rafinha (37 anos) e Léo Gamalho (35 anos) precisou fazer uma mágica, 'tirar um coelho da cartola' para evitar a derrota. Rafinha driblou um e deu belo passe para Léo Gamalho fuzilar o goleiro e garantir o empate.

ARTILHEIRO
O centroavante Léo Gamalho marcou mais um e chegou a cinco gols em quatro jogos pelo Coritiba.

ESCALAÇÃO
O técnico Gustavo Morínigo não contava com sete jogadores para a partida. Natanael e Val estavam suspensos. Wilson, Robinho, Mattheus Oliveira, Jhony Douglas e Henrique Vermudt ficaram fora por lesão. Em relação ao último jogo, foram quatro mudanças, com as entradas do goleiro Marcão, do volante Matheus Sales, do ponta Cerutti e do meia Rafinha. Por opção, o ponta Waguininho começou no banco. O esquema tático foi o 4-2-3-1 de sempre, com a linha de três com Cerutti e Igor Paixão como extremos, e Rafinha centralizado.

RODÍZIO DE GOLEIROS
A principal novidade na escalação foi no gol. Sem Wilson, Gustavo Morínigo escalou Arthur na última partida – vitória por 5 a 1 sobre o Toledo. Agora, o treinador começou um rodízio entre os goleiros reservas, dando oportunidades a todos. Dessa vez, o escolhido foi o prata-da-casa Marcão, 21 anos, que fez sua estreia no profissional.

PRIMEIRO TEMPO
O primeiro tempo teve muito equilíbrio e forte marcação. Foram raros ataques dos dois lados. O Coritiba forçou os ataques pela direita, com os cruzamentos de Cerutti e Igor, mas levou pouco perigo. O Azuriz esperou uma chance para contra-atacar e teve uma oportunidade, aos 8 minutos, quando Edson recebeu na áreea e chutou perto. O Coritiba chegou a mandar uma na trave, aos 43, em chute da meia-lua de Luciano Castán. Aos 46, pênalti para o Azuriz — a bola tocou no braço de Willian Farias dentro da área. Vieira cobrou e converteu: 1 a 0.

SEGUNDO TEMPO
Se no primeiro tempo o Azuriz mostrou forte organização defensiva, na segunda etapa apresentou boa qualidade troca de passes e conseguiu envolver o adversário em vários momentos. Aos 9, Morínigo fez a primeira substituição, colocando Waguininho no lugar de Cerutti. O Coritiba seguiu com a mesma dificuldade, sem criar jogadas ofensivas e apelando para os cruzamentos. O empate só veio aos 30, em bela jogada de Rafinha, que colocou Léo Gamalho em boa posição na área. O centroavante fuzilou e fez 1 a 1. Aos 31, Willian Farias saiu para a entrada de Matheus Bueno. Aos 40, saiu Igor Paixão e entrou Tailson. Aos 44, Tailson arriscou de fora da área e acertou a trave.

CORITIBA 1x1 AZURIZ
Coritiba: Marcão; Igor, Wellington Carvalho, Luciano Castán e Romário; Willian Farias (Matheus Bueno) e Matheus Sales; Cerutti (Waguininho), Rafinha e Igor Paixão (Tailson); Léo Gamalho. Técnico: Gustavo Morínigo
Azuriz: Dida; Bosel, Salazar, Guarapuava e Mateus Mendes; Fábio, Rezende, Edson Carioca (João Pedro), Juan (Ednei) e Hélio (Lucas Albino); Vieira. Técnico: Fabiano Daitx
Gols: Vieira (47-1º) e Léo Gamalho (30-2º)
Cartões amarelos: Luciano Castán, Willian Farias (C). Fabio, Guarapuava (A).
Árbitro: Lucas Paulo Torezin
Local: Couto Pereira

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
3 – Igor cruza. Igor Paixão cabeceia perto, ao lado.
8 – Fabio faz boa jogada na direita e toca para Edson, na área. Ele chuta perto, ao lado.
33 – Rafinha faz boa jogada na área e rola para trás. Willian Farias chuta. A bola desvia na zaga e sai para escanteio.
42 – Escanteio. Igor Paixão cruza. O goleiro tira. Cerutti pega o rebote e chuta. A zaga bloqueia.
43 – Luciano Castán arrisca de meia-lua e acerta na trave.
46 – Depois de escanteio, Mateus chuta de fora da área. A bola bate no braço de Willian Farias, na área. Pênalti.
47 – Gol do Azuriz. Vieira cobra o pênalti com um chute forte, no alto, no centro. Marcão cai para o lado.

Segundo tempo
14 – Rafinha cruza da esquerda. Wellington Carvalho desvia de cabeça. A bola passa perto.
18 – Rafinha e Léo Gamalho tentam jogada na área. Igor pega rebote fora da área e chuta perto, ao lado.
26 – Boa troca de passes. Rafinha chuta da meia-lua. O chute sai fraco, no centro. O goleiro segura.
30 – Gol do Coritiba. Rafinha dribla um e enfia. Léo Gamalho recebe na área e chuta forte, no alto.
38 – Helio chuta de fora da área. A bola passa perto, ao lado.
44 – Tailson chuta de fora da área e acerta a trave.