Franklin de Freitas

Depois de mais de 30 anos de espera pela população, as obras de duplicação da PR-092, a Rodovia dos Minérios, estão saindo do papel. O Governo do Estado investe R$ 90,6 milhões para construir novas pistas, vias marginais, dez pontes, quatro viadutos, passarela, calçadas e ciclovias neste trecho, que tem extensão de 4,74 quilômetros.

A PR-092 é uma das rodovias mais importantes da Região Metropolitana de Curitiba, ligando a Capital às cidades de Rio Branco do Sul, Itaperuçu, Almirante Tamandaré e à região do Vale do Ribeira, funcionando como um corredor de escoamento de calcário, cimento, minérios e da produção hortifrutigranjeira. Em 2013, quando foi elaborado o estudo de volume de tráfego, 18 mil veículos circulavam pela via diariamente. O número, porém, deve ter aumentado nos últimos anos. As obras já começaram, os operários e os maquinários já estão trabalhando e o DER faz o trabalho de fiscalização.

A previsão é que este primeiro trecho seja concluído em dois anos, mas novas frentes de trabalho devem acontecer na sequência.