Publicidade
Perto de Curitiba

É tempo de Festa da Tainha em Paranaguá. Veja a programação e outros passeios na cidade

(Foto: Prefeitura de Paranaguá)

Para quem gosta de festa e do peixe tainha, a boa pedida para os próximos dias é dar um pulo no Litoral do Paraná. É que nesta quinta (27) começa em Paranaguá, a apenas 91 quilômetros de Curitiba, a esperada 9.ª Festa Nacional da Tainha, que segue com uma vasta programação até o dia 7 de julho. Durante a festa vários shows para animarão a população e os turistas. A partir do dia 1 de julho, a praia Encantadas, na Ilha do Mel, também "comemora" a tainha.

“Preparamos uma programação atrativa para a 9.ª edição da Festa Nacional da Tainha. Que todos possam se divertir, pois o evento é para toda a família”, salienta Harrison Camargo, secretário de Cultura e Turismo.

No dia 27, o grupo de Fandango Pés de Ouro fará uma apresentação às 21h e a partir das 22h a dupla sertaneja Edison e Lucas animará a abertura da festa na Praça de Eventos Prefeito Mário Roque. Já na sexta-feira, dia 28, o agito fica por conta do grupo de pagode Atitude Certa, que sobe ao palco principal às 20h e logo em seguida a dupla Vinícius e Tainá, anima a população, com muito sertanejo. No sábado, dia 29, as apresentações iniciam mais cedo com Alex Stare ao 12h e às 14h, show com a banda Razão Popular. Já a noite, a partir das 20h, show de pagode com o grupo Sambatuka e em seguida o cantor Thiago Viola se apresenta. No domingo, dia 30, o almoço na festa será animado com o grupo de Fandango da família Rodrigues, seguido de Eric Capeta. A partir das 20h, a banda Olhar 43 faz a festa junto a banda Delorean. Vale destacar que vários shows acontecerão até o dia 07 de julho, e os parnanguaras e turistas que vierem até Paranaguá poderão se divertir nestes dias que acontecem a 9.ª Festa Nacional da Tainha.

Na Festa da Tainha em Encantadas, na Ilha do Mel, a partir de 1 de julho, durante dois finais de semana, os comerciantes e entidades apresentam sua especialidade: a tainha preparada e servida de diversas maneiras, com o objetivo de promover o turismo em baixa temporada e resgatar as festas tradicionais e culturas locais como a Pesca da Tainha. A Festa da Tainha de Encantadas é um evento comunitário, realizado pela União Emilha – Encontro das Mulheres da Ilha do Mel, com mais de 40 atividades paralelas como capoeira, fandango, yoga e entre outros.

Outros três passeios para fazer em Paranaguá

Aquário de Paranaguá

Dividido em três andares, o Aquário de Paranaguá possui animais de diversas espécies, em sua maioria oriundos do litoral paranaense. Há também animais exóticos, como o tubarão-bambu, espécies de arraias e até um jacaré.

Catedral Rosário

Construída em 1578, é a mais antiga igreja de Paranaguá. Em estilo colonial, a catedral foi edificada por escravos e libertos. Foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná em 1967.

Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio

Construído no início do século XX, às margens da Baía de Paranaguá, o local é um templo católico dedicado à Nossa Senhora do Rocio, a padroeira do Paraná.

Outros passeios para fazer na Ilha do Mel


Farol das Conchas

Construído em 1872, no topo do Morro das Conchas, o local pode ser avistado de quase todos os pontos da ilha. Subir os 150 degraus do morro para chegar ao topo é poder contemplar uma vista de tirar o fôlego.

Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres

Edificada entre 1767 e 1769 para proteger a Baía de Paranaguá, a fortaleza fica de frente para o mar, na Praia da Fortaleza. Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, ela guarda muita história.

Gruta das Encantadas

Localizada na parte sul da ilha, a gruta é um patrimônio natural formado por uma fenda no paredão rochoso que se abriu devido à ação do mar. Para facilitar o acesso ao local, há uma passarela que leva o visitante até a entrada da gruta.

Mais informações: http://www.paranagua.pr.gov.br/secultur/eventos/



Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias