Cassiano Rosário

A noite desta terça-feira, 16, é especial para o curitibano. O eclipse parcial da lua é visível em Curitiba. Com um dia seco e com poucas nuvens, o fenômeno ficou bem visível no céu da capital.

O fenômeno ocorre quando Sol, Terra e Lua se alinham, e nosso planeta faz sombra sobre o satélite. O eclipse podia ser visto desde as 17h01 (horário de Brasília) e, no total, terá duração de mais de cinco horas, parecido com o que ocorreu em janeiro deste ano.

Esse em particular é visível em praticamente todo os continentes. 

Este eclipse também coincide com um importante evento das viagens espaciais da humanidade. No dia 16 de julho de 1969, a Nave Apollo 11 decolou em direção do satélite natural da Terra para a missão mais espetacular e audaciosa da corrida espacial, feita até então. Quatro dias depois da partida, o foguete tripulado pelos astronautas Buzz AldrinMichael Collins e Neil Armstrong chegou ao seu destino. E foi Armstrong o primeiro humano a pisar na superfície lunar e deixar para a posteridade a célebre imagem da pegada com sua bota.

Os próximos eclipses da lua ocorrrem em 2020 — 10 de janeiro, 5 de junho, 21 de junho, 5 de julho, 30 de novembro e 14 de dezembro. Nem todos serão visíveis no Brasil.