Leandro Cordeiro/Ecovia – PRF e Ecovia durante ação da Serra Segura

As famílias com filhos pequenos que forem aproveitar o feriado de Páscoa nas praias paranaenses poderão ser surpreendidas durante a viagem. Nesta sexta-feira (19), os motoristas que forem parados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Posto Wanzer (km 59 da BR-277, sentido Litoral) não precisam se assustar. Em parceria com a concessionária Ecovia, empresa do grupo Ecorodovias que administra a BR-277, no trecho Curitiba-Litoral, além das PRs 407 e 508, a PRF realizará uma ação educativa com o objetivo de orientar os pais sobre a forma correta de transportar os filhos pequenos no carro. As crianças que estiverem no carro serão presenteadas com uma sacolinha com balas e ovinhos de chocolates. A ação será realizada das 9 às 13 da manhã e foram preparados 500 kits de Páscoa para marcar a blitz.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) regula o transporte correto de crianças e quem desobedecer às regras pode ser multado com sete pontos da Carteira Nacional de Habilitação. Por esse motivo, o Projeto Vida no Trânsito, que desenvolve ações de prevenção de lesões em acidentes de trânsito, também é parceiro da Ecovia nesta ação educativa.

“Muitos pais não sabem a diferença entre os modelos das cadeirinhas, mas o importante é ressaltar de que caso a família tenha menores em seus veículos, esses dispositivos nunca poderão deixar de ser usados”, explica o gerente de Atendimento ao Usuário da Ecovia, Marcelo Belão.

Previsão

Entre quinta-feira (18) e domingo (21), a Ecovia prevê a circulação de quase 85 mil veículos em ambos os sentidos do trecho de concessão. De acordo com a concessionária, já na quinta, mais de 12 mil veículos são esperados na descida da Serra do Mar. O maior fluxo está previsto para as 19h, quando mil veículos devem seguir em direção ao Litoral. Já no retorno, domingo (21) deve ter o maior movimento e 24 mil veículos devem retornar pela BR-277. O pico está previsto entre 17 e 18h, com mais de dois mil veículos.

Ao viajar, a Ecovia indica que os motoristas e ciclistas tenham em mãos o telefone 0800 410 277, pois ele serve para ajudar com remoções, guinchos e etc. A conta de Twitter @ecovia é atualizada praticamente em tempo real e deve ser usava para ter informações referentes ao tráfego na rodovia. Além disso, há o aplicativo Ecorodovias que pode ser baixado de forma gratuita em todos os celulares.