Divulgação

A sede da Petinelli em Curitiba é a primeira edificação do mundo a receber o selo LEED Zero Energy (em português, Liderança em Energia e Design Ambiental), do USGBC (U. S. Green Building Council), entidade internacional que certifica os empreendimentos ambientalmente sustentáveis ao redor do mundo. A chancela atesta que a edificação é autossuficiente em energia, ou seja, ela mesma produz toda a energia que consome, independente da concessionária pública, e coloca o Brasil na vanguarda das construções verdes. 

Essa liderança na certificação é destacada pelo CEO do USGBC, Mahesh Ramanujam. “Como o primeiro projeto no mundo a receber essa chancela, a sede da Petinelli em Curitiba serve como modelo global para as empresas. Os projetos LEED Zero estão contribuindo para reconfigurar o futuro e aprimorar a saúde e o bem-estar não apenas dos funcionários, mas de toda a humanidade. Assim, garante-se a próxima fase da certificação LEED, que busca a racionalização da produção de energia e a redução da emissão de carbono”, comenta.

A Petinelli é uma empresa especializada em consultoria de projetos de engenharia para a certificação de construções verdes no Brasil. A sede da empresa, em Curitiba, tem 400 m² e está localizada no Rebouças, antiga área industrial de Curitiba, hoje zona de abrangência do Vale do Pinhão. O diretor da Petinelli, Guido Petinelli, conta que o local era um antigo barracão industrial da década de 1980 que foi totalmente reestruturado para se tornar uma edificação com eficiência energética, processo que levou três anos e um investimento de apenas R$ 60 mil, financiados pela Fomento Paraná. 

“A instituição criou uma linha específica para incentivar a geração de energia distribuída por pequenas empresas e fomos a primeira delas a tomar esse empréstimo. O projeto é fluxo de caixa positivo desde o primeiro dia e, no nosso caso, o investimento se pagará em pouco menos de cinco anos”, revela Guido. A Petinelli também tem sedes em Balneário Camboriú (SC) e Porto Alegre (RS).

Soluções adotadas – O caminho para se tornar o primeiro empreendimento LEED Zero Energia do mundo exigiu planejamento e experimentação. “Eficiência energética e autossuficiência caminham juntos. A única maneira de viabilizar economicamente o conceito Zero Energia é reduzindo a necessidade de investimento em geração local. Ou seja, quanto maior a eficiência e menor o consumo, mais fácil e barato é produzir energia. Cientes disso, e desafiados a levar essa eficiência ao limite, decidimos tornar nosso escritório em Curitiba um ‘laboratório vivo’ para desenvolver e testar conceitos e tecnologias que pudessem, futuramente, serem replicados para nossos clientes”, revela Guido.

A primeira solução adotada foi a aplicação de isolamento térmico no telhado, reduzindo o ganho de calor e melhorando o conforto térmico interno, o que significou menor uso do ar-condicionado. O isolamento térmico foi aplicado por baixo da cobertura, na cor branca. Também se optou pela iluminação indireta, usando luminárias LED com alta eficiência (140 lm/W), do tipo highbay, que foram instaladas em treliças existentes e viradas para cima. “A luz reflete no forro e é distribuída de forma difusa pelo ambiente. Essa iluminação indireta cria um ambiente extremamente confortável para os ocupantes”, revela Guido.

A sede teve as janelas trocadas para melhorar a estanqueidade e evitar a troca de calor. Para controlar o ofuscamento, foram instaladas “bandeiras” de luz de tecido tensionado. “O tecido em parte reflete a luz e também deixa parte dela passar de forma difusa. Cria um efeito espetacular no espaço, além de contribuir para a redução do consumo de energia”, explica Guido.

Ainda no telhado, foi instalado um painel fotovoltaico de 90 m², com 56 placas solares, com 15kW de potência. Esse sistema produz, anualmente, 223 MWh de energia, o suficiente para atender toda a demanda de consumo do escritório e ainda gerar excedente, que é destinado à rede pública e gera créditos na fatura da conta de luz para a empresa, mesmo com a baixa insolação registrada em Curitiba.

Todo o sistema de iluminação da sede da Petinelli em Curitiba é dimerizável e controlado por fotossensores que medem o nível de luminosidade no ambiente e, automaticamente, ajustam a potência das luminárias. As persianas motorizadas e automatizadas garantem que a incidência direta solar nunca incomode os ocupantes. “O sistema de iluminação de todo o escritório é eficiente, da concepção ao dimensionamento, especificação de equipamentos, controles e automação”, destaca Guido.

Até mesmo os aparelhos de ar-condicionado da sede da Petinelli em Curitiba são eficientes. O sistema de renovação de ar é acionado por sensor de presença e controlado por sensores de CO2. O sistema tipo VRF, de três vias, assegura que os ocupantes sempre estarão confortáveis. “Além de muito eficiente, ele está integrado à automação e sensores de presença habilitam o sistema. Dessa forma, o ar-condicionado e a iluminação nunca são esquecidos ligados”, conta Guido.

 A empresa também buscou a eficiência dos equipamentos de trabalho, principalmente computadores. “Optamos por notebooks em vez de desktops e utilizamos monitores com tela de LED. Virtualizamos nosso servidor e, há mais de seis anos, alocamos todos os nossos documentos em nuvem.  Os três escritórios da Petinelli são conectados e colaboram na execução de projetos, sem a necessidade de servidores locais”, relata Guido.Todas essas medidas fazem da sede Petinelli em Curitiba um edifício com baixíssimo consumo de energia, com apenas 25 kWh/m² por ano de intensidade.

Certificação – Além de ser o primeiro empreendimento Zero Energia do mundo, a sede da Petinelli, em Curitiba, é o primeiro edifício brasileiro certificado LEED Platinum. A sede da empresa em Balneário Camboriú (SC) destaca-se por ter a 3ª maior pontuação LEED Platinum do mundo (104 pontos) e o escritório da Petinelli em Porto Alegre (RS) é o primeiro projeto certificado LEED v4 nível Platinum no Brasil.

A Petinelli conta ainda com a certificação LEED Proven Provider, concedida pelo USGBC às organizações que enviam grande volume de projetos e que comprovam a competência e a excelência na documentação encaminhada. O diretor da empresa, Guido Petinelli, é um dos premiados pelo USGBC com o selo LEED Fellow, honraria concedida aos melhores profissionais LEED do mundo.