Reprodução – Oscar em HQ

O ano de 2022 marca os 35 anos da conquista do ouro pela Seleção Brasileira de basquete masculino, liderada por Oscar Schmidt, nos X Jogos Panamericanos, disputados em Indianápolis, nos Estados Unidos, em 1987.

Assim, a Ultimato do Bacon Editora, com sede em Curitiba, buscou a realização da HQ ‘Oscar e o Pan 87’. É o segundo lançamento da editora sobre um personagem histórico do esporte brasileiro, após o enorme sucesso de ‘Zico – 50 anos de futebol em quadrinhos’, em parceria com Samy Vaisman, Bruno Neves e a Memorabília do Esporte.

Com roteiro de Milena Azevedo (‘Penpengusa’, ‘A Parteira’), fã incondicional de Oscar; desenhos de Isaque Sagara (‘Amor em 12 compassos’, ‘Tecnodreams’) e cores de Thaynan Lana, Bernardo Spengler e Rodrigo Matos, a HQ narra toda a trajetória, desde os treinos realizados em São Paulo em 1985 à cerimônia de premiação da conquista do ouro que mudou o basquete mundial, em 1987.

“Era o “impossível” acontecendo na nossa frente, era o impossível virando história. (…) Aquela medalha de ouro mudou a história do basquete para sempre.”, comenta Oscar, que contou as histórias que inspiraram o roteiro de Milena, em primeira mão.

A vitória brasileira provocou grandes mudanças no basquete americano; uma delas foi a mudança da regra que impedia que atletas da NBA jogassem pela seleção americana, permitindo a estreia do “Dream Team” nas Olimpíadas de 92.

A nova HQ traz, além da conquista, histórias hilárias de bastidores, além dos treinos e jogos que antecederam a decisão. Ainda, traz materiais e textos especiais que complementam a leitura.

Oscar e o Pan de 87 terá pré-venda a partir do dia 28 de junho exclusivamente pelo site Memorabília do Esporte – https://memorabiliadoesporte.com.br/ . Com 100 páginas coloridas em couché fosco 115 g /cm2, lombada quadrada e formato americano 17 x 25 cm, a HQ tem posfácio do jornalista esportivo Álvaro José e textos de quarta capa do ex-capitão da Seleção Brasileira de basquete Marcelinho Machado e do jornalista e editor da Maurício de Sousa Editora, Sidney Gusman. A edição tem como parceiras oficiais a Confederação Brasileira de Basquete – CBB; a Memorabília do Esporte e a Sportsbília Brasil.