DECOR MIX

Eficiência e segurança: 3 motivos para apostar nas telhas de policarbonato

Telhas Ajover Brasil
Telhas Ajover Brasil (Foto: Divulgação/Ajover)

Escolher o modelo apropriado de telha para sua obra pode ser um desafio, já que depende das necessidades e objetivos de cada projeto. No entanto, analisar a resistência do material utilizado é uma tarefa necessária para todos os tipos de edificações, já que estarão expostas às condições climáticas, como tempestades e ventos fortes.

Para garantir um telhado que suporte esses tipos de adversidades – muito comuns em algumas regiões – vale apostar em materiais mais resistentes. Quando o projeto conta com entradas de luz ou tetos totalmente translúcidos, muito tem se falado do policarbonato, também chamado de “o aço dos plásticos”, material que chegou ao Brasil há apenas 29 anos e conta com características que podem auxiliar na obra. 

Mais resistente que o vidro

O policarbonato foi descoberto em 1960, sendo utilizado em helicópteros e visores. Considerado 250 vezes mais resistente que o vidro float¸ o plástico compõe até mesmo blindagem de carros. “Na construção, as telhas garantem a passagem de luz de forma segura para os usuários, já que suportam facilmente variações climáticas como chuva, ventos fortes e granizo que podem atingir o local”, comenta André Minnone, gerente responsável pela Ajover Brasil – única marca brasileira com importação própria no segmento.

Telhas Ajover Brasil Foto: Divulgação/Ajover

Leveza e economia

Outro ponto positivo das telhas de policarbonato é sua leveza. Por se tratar de um material que não pesa, o policarbonato não necessita de uma estrutura robusta para suportá-lo, gerando, assim, economia no orçamento final.

Não amarela

Quando se fala em telhas translúcidas, um receio comum é o amarelamento do material. No entanto, o policarbonato vem com garantia contra esse tipo de deterioração. “Na Ajover nós garantimos ao cliente 10 anos de telhas sem amarelar, assegurando uma iluminação uniforme e completa”, afirma André.  

As telhas de policarbonato podem ser encontradas em diversos modelos de curvatura, podendo ser combinadas a outros tipos de material para compor o telhado. Além disso, as telhas também variam na coloração, podendo ser cristal ou leitosa - que diferem na força da dissipação interna de luz.