Assine e navegue sem anúncios [+]
Crianças e adolescentes

Eleição para Conselho Tutelar é suspensa em Curitiba e mais duas cidades

(Foto: Divulgação / MPPR)

As eleições para o Conselho Tutelar foram suspensas em Curitiba e em mais duas cidades da região metropolitana e do Litoral. Em Curitiba, a votação transcorreu neste domingo (6), mas acabou cancelada devido a um problema nas urnas.

Segundo informações, em algumas regionais de Curitiba as urnas apresentavam diferenças entre os nomes e as fotos dos candidatos. De acordo com as informações divulgadas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comtiba) foram ainda constatadas violações nos envelopes de seções das regionais Portão, CIC. Num primeiro momento, apenas a eleição da regional Cajuru seria cancelada – o resultado nem chegou a ser publicado. Contudo, decidiu-se pela suspensão do processo todo. Nesta semana, deve ser publicado um novo cronograma da eleição.

Em Campo Largo, na Grande Curitiba, o processo eleitoral para escolha dos candidatos foi suspenso pelo Poder Judiciário neste domingo. O Judiciário analisou a incoerência das cédulas, por erro gráfico, e decidiu recolher as mesmas (usadas e não usadas) para apuração dos fatos. A Prefeitura de Campo Largo ressalta que o pleito é organizado pelo Conselho da Criança e do Adolescente, com fiscalização do Ministério Público e apoio da Prefeitura através da Secretaria de Desenvolvimento Social na questão da logística do pleito e suporte de funcionários. A Administração Pública reforça que não tem qualquer participação com candidaturas, muito menos com a confecção das cédulas eleitorais.

Em Paranaguá a suspensão aconteceu ainda na sexta-feira (4). A Vara da Infância e Juventude decidiu por suspender as eleições do Conselho Tutelar previstas diante de pedido do Ministério Público através da 5ª Promotoria de Justiça.

DESTAQUES DOS EDITORES

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. OK