Valquir Aureliano – Rogério Micale

Técnico novo, jogo em casa… E mais uma decepção. Foi assim a rodada para a torcida do Paraná Clube, que na última sexta-feira viu sua equipe empatar com do Confiança em 1 a 1, na estreia de Rogério Micale. O aproveitamento da equipe paranaense (e também o desempenho) tem sido de um time “rebaixável”.

Nas últimas 10 da Série B, o Paraná somou somente 9 pontos, com aproveitamento de 30%. Nesse intervalo de jogos, somou apenas uma vitória (contra o Oeste, lanterna da competição), conseguiu seis empates (contra Confiança, Cuiabá, Sampaio Corrêa, Náutico, Chapecoense e Brasil de Pelotas) e perdeu em três ocasiões (Botafogo-SP, CSA e Cruzeiro). É um dos quatro piores desempenhos nas últimas 10 rodadas. Apenas Vitória (7 pontos), Náutico (6 pontos) e Oeste (2 pontos) pontuaram menos que o Tricolor da Vila.

Nas 20 rodadas de Série B disputadas até aqui, o Paraná esteve no G4 em 12. Hoje está em 6º lugar com 29 pontos, dois atrás do quarto colocado, a Ponte Preta. Mas segue fora do grupo de acesso desde a 14ª rodada.

Nos próximos jogos, o time de Rogério Micale fará confrontos contra rivais na briga pelo acesso: visita o Avaí na próxima sexta-feira, dia 13 (os catarinenses estão na 9ª colocação, com 27 pontos), e depois recebe o Juventude no sábado, 21 (os gaúchos estão em 5º, com 31 pontos).

Do ‘jogo dominante’ ao ‘empate a contento’

Antes do jogo contra o Confiança, Rogério Micale declarou que queria um time “dominante” dentro de casa, que fizesse “prevalecer o mando de campo” com “um futebol envolvente”. Contudo, o que se viu foi um time envolvido a maior parte do tempo. O Paraná teve menos posse de bola (41% a 59%), menos finalizações (6 a 12), menos finalizações certas (3 a 6), menos escanteios (3 a 4) e menos passes trocados (358 a 499).

Deixando de lado as estatísticas, o que se viu na primeira etapa foi uma atuação fraca, burocrática do lado paranista. Houve apenas dois lances de real perigo: o gol de Leo Castro (12 minutos) e, antes disso, um bom chute de Renan Bressan. Depois que abriu o placar, o Paraná recuou e foi castigado, ao sofrer o gol de empate aos 27 minutos, com Reis. No fim, o goleiro Alisson fez boas defesas e evitou a xderrota em casa.

Restou ao técnico estreante tentar valorizar o ponto conquistado dentro de casa. “Era de se esperar [as dificuldades na partida]. Um jogo difícil, contra uma equipe que já tem trabalho de um tempo, um time que já tem um padrão definido. E sabíamos que tínhamos alguns jogadores fora, entramos com alguns que já vêm há algum tempo sem jogar, mas a equipe nalguns momentos teve domínio também, teve finalização positiva”, declarou Micale na entrevista pós-jogo. “Em casa a gente tem de ganhar, de prevalecer, mas também não podemos perder pontos. É uma competição equilibrada e, quando você não consegue a vitória, pelo menos tem de levar um ponto.”