Carlos Poly/SMCS

Os moradores precisam tomar os devidos cuidados na hora de colocar cacos de vidro para a coleta de lixo. De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) de Araucária, nos últimos 15 dias, dois trabalhadores que realizam a coleta ficaram feridos por causa de vidro mal acondicionados. Um trabalhador ficou ferido na perna e outro na mão (mesmo com o uso dos equipamentos de segurança) e ambos precisaram ficar afastados do serviço por alguns dias. Os casos ocorreram no Centro e no Capela Velha.

O decreto municipal 26.631/2013, no artigo 10 e parágrafo 1º, apresenta que o munícipe deve providenciar, por conta própria, as embalagens descartáveis permitidas e os recipientes referidos visando otimizar o serviço de coleta. Há possibilidade de multa para quem não toma os devidos cuidados, mas o foco da equipe de Meio Ambiente tem sido de conscientizar as pessoas sobre os riscos.

Desta forma, a SMMA recomenda que os cacos de vidro sejam colocados em caixas de leite, caixas de sapato, garrafas pet ou outros materiais que permitam o isolamento. É importante que o volume com o vidro esteja em separado (e, de preferência, identificado) dos demais materiais para descarte para que os coletores de lixo tomem os devidos cuidados. Essas orientações valem também para outros materiais cortantes (como cacos de porcelana).