Brigando pelas primeiras colocações e por uma vaga na próxima Copa Libertadores, Ceará e Fortaleza se enfrentam em grande fase neste domingo, às 20h30, na Arena Castelão, em Fortaleza, pela 14.ª rodada do Campeonato Brasileiro. Diferente dos anos anteriores, os cearenses buscam mais do que a permanência na divisão. O “Clássico Rei” é disputado desde 1920, portanto uma rivalidade centenária.

O Fortaleza vem fazendo bonito na temporada. O time tricolor tem 27 pontos e está disputando a liderança com Palmeiras e Atlético-MG. Venceu os últimos quatro jogos, sendo que na rodada anterior bateu o Red Bull Bragantino por 1 a 0. Na quinta, pelas oitavas da Copa do Brasil, bateu o CRB por 2 a 1, de virada.

O Ceará, por sua vez, não perde há nove jogos, mas a sequência de empates o deixou apenas com 19 pontos, no entanto, próximo do G-6. O time alvinegro vem de empate sem gols diante do Sport. O “Clássico Rei” foi realizado 585 vezes, com 196 vitórias do Ceará, 181 triunfos do Fortaleza, além de 208 empates.

O Fortaleza terá novidades no clássico. O técnico argentino Juan Vojvoda poderá contar com o zagueiro Titi e com o atacante David, que cumpriram suspensão automática. Ambos retomam em suas respectivas posições entre os titulares.

O treinador, no entanto, não escondeu a possibilidade de poupar alguns jogadores para evitar desgaste físico. Com isso, nomes como os de Matheus Jussa e Wellington Paulista podem aparecer entre os 11 jogadores iniciais. “A estratégia é sempre jogar melhor que o rival e se adaptar às características da partida, todas são diferentes e temos que ser inteligentes para buscar essa adaptação e seguir vencendo”, explicou.

O Ceará conseguiu a liberação do lateral Gabriel Dias da suspensão imposta pelo STJD pela confusão na Copa do Nordeste. O jogador terá que doar R$ 30 mil em troca dos quatro jogos que ainda teria a cumprir. Por isso, poderá ser utilizado por Guto Ferreira no clássico. O atacante Mendoza havia conseguido, dias antes, uma liberação semelhante. De outro lado, Jael não teve a mesma sorte e continuará suspenso, sendo assim o único desfalque para o clássico. Por outro lado, os reforços Airton e Erick estão à disposição.

“A história só vai se concretizar se a gente terminar a competição com classificações importantes como ano passado. Mas ano passado, nessa rodada, tínhamos 14 pontos em 13.º. Hoje temos uma regularidade maior. Esse ano perdemos apenas duas, ano passado tínhamos perdido sete. É um avanço. Vamos trabalhar para fazer melhor do que no ano passado”, prometeu Guto Ferreira.