Reprodução – Jair Bolsonaro pilotando no Guarujá (SP)

Ao mesmo tempo em que trava uma guerra contra radares, alegando estar combatendo uma suposta ‘indústria de multas’, o presidente Jair Bolsonaro e seus familiares acumulam infrações de trânsito. Segundo reportagem publicada neste domingo, 28, pelo jornal Folha de S. Paulo com base em dados do Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran-RJ), nos últimos cinco anos foram pelo menos 44 multas aplicadas contra a família Bolsonaro (o pai, jair Messias, os três filhos e sua mulher, Michelle).

A primeira-dama e o senador Flávio, inclusive, somam infrações que extrapolam o limite de 20 pontos permitido por lei para o período de um ano. Se considerados os cinco anos analisados, eles somam um total de 41 e 39 pontos na carteira, respectivamente.

Já no total, as multas enviadas à família somam R$ 5,8 mil, com um total de 129 pontos. A maioria das infrações (24 das 44) é por excesso de velocidade.

Nas últimas semanas, Bolsonaro, sob o discurso de enfrentar uma ‘indústria de multas’, anunciou que cancelaria a instalação de 8 mil equipamentos nas estradas e que revisaria os contratos dos já implantados – as medidas, porém, foram barrada pela Justiça Federal. Além disso, Bolsonaro já revelou também que pretende dobrar para 40 pontos o parâmetro para a suspensão do direito de dirigir, enquanto pela legislação atual o motorista é submetico a processo administrativo ao atingir 20 pontos.

Confira a reportagem completa