Valquir Aureliano/ Arquivo Bem Paraná

O frio voltou – e com tudo. Para esta sexta-feira, a previsão é de um dia gelado em boa parte do Paraná. Nos setores mais ao Sul do Estado, faz frio entre a madrugada e a manhã, com mínimas previstas de até 5ºC no Sudoeste e Sul. Em Curitiba, a mínima prevista era de 10ºC. Ao longo do dia, as marcas não sobem, e a sensação será de um dia gelado. Na Capital, a previsão do Simepar era de máxima de apenas 14ºC, com as temperaturas mais baixas permanecendo ainda neste sábado (8 de maio), embora as chances de chuva diminuam.

De acordo com a meteorologista Ana Luisa Castanheira da Cruz, do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o dia de ontem e a madrugada de hoje foram chuvosos por causa de uma frente fria. A chuva contínua, inclusive, já faz com que no entorno da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) o acumulado de chuva supere o acumulado de todo o mês de abril.

“Em Curitiba, o acumulado de ontem foi de 17 mm, enquanto que o acumulado de todo o mês anterior foi de 8,8 mm. Ainda assim, os valores ainda estão bem abaixo do esperado para ambos os meses”, escreveu a especialista no site do Simepar.

A partir do domingo, por outro lado, as temperaturas começam a subir. O Dia das Mães, portanto, deve ser com temperaturas mais agradáveis. Em Curitiba ainda pode haver muita cobertura de nuvens, mas os termômetros devem registrar entre 13 e 20 graus. No Litoral podem ocorrer pancadas de chuva isoladas e de curta duração e as temperaturas oscilam entre 17 e 22 graus. A próxima semana deve iniciar ainda com alguma nebulosidade em parte do Paraná, mas as condições para chuvas ficam reduzidas. Alguma chuva deve retornar apenas a partir do próximo fim de semana.