Franklin de Freitas – Apesar de apelos da Saúde

A Secretaria de Estado da Saúde vai notificar os 134 municípios das regiões de Cascavel, Cianorte, Cornélio Procópio, Região Metropolitana de Curitiba, Londrina, Foz do Iguaçu e Toledo para a necessidade de cumprimento das normas do decreto 4942/20, que estabeleceu novas restrições de funcionamento de atividades econômicas até 15 de julho.

Nesta quinta-feira (2), o boletim da Secretaria confirmou o maior número de mortes e casos da Covid-19 desde o início da pandemia. Foram 2.060 novas confirmações e 44 pessoas perderam que perderam a vida. O total de diagnósticos confirmados chega agora a 26.024 casos e 693 mortos entre residentes do Paraná, a partir da divulgação dos casos em 12 de março.

O documento da secretaria aos municípios reforça que apenas serviços considerados essenciais devem continuar abertos para evitar a circulação de pessoas e a reduzir a propagação da Covid-19. Segundo a secretaria da Saúde, o ritmo acelerado das infecções já coloca em risco a estrutura hospitalar disponível.

Um dos exemplos é Curitiba, que, mesmo com grande capacidade de atendimento, já utiliza leitos de outras cidades. É o caso do Hospital do Rocio, em Campo Largo, onde estão sendo tratados moradores da capital. Eles ocupam 50 de 94 UTIs e 63 das 93 enfermarias contratadas pelo Governo, segundo informações da secretaria.

Curitiba
O boletim da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba também traz recorde. Foram 15 novos óbitos de moradores de Curitiba por Covid-19, o maior número em apenas um dia desde o início da pandemia — e mais que o dobro do recorde até então, de sete mortes. Com os novos registros, sobe para 167 o número de mortes pela doença.

Dez óbitos ocorreram nas últimas 24 horas e os outros cinco aconteceram entre os dias 22 e 30 de junho e aguardavam resultado. As novas vítimas tinham idade entre 46 a 92 anos. Nove eram homens e seis eram mulheres.

Os dados divulgados pela SMS mostram ainda 434 novos casos confirmados da covid-19. Até agora 5.957 moradores da cidade testaram positivo para Covid-19 —2.909 estão liberados do isolamento. Na quinta, eram 386 pacientes internados em hospitais públicos ou particulares com confirmação de Covid-19. Destes, 127 estavam em UTI.

Durante a divulgação do boletim de Curitiba, a secretária de Saúde Márcia Huçulak voltou a criticar as pessoas que continuam saindo às ruas sem necessidade, promovendo encontros familiares e aglomerações. “O que estamos vendo agora é o que foi previsto duas semanas atrás”.

RMC
Mesmo com a criação de 12 novos leitos para pacientes contaminados ou com suspeita de contaminação pelo novo coronavírus, a taxa de ocupação das UTIs da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) avançou entre a última terça-feira e quarta-feira, passando de 81,85% para 83,91%, conforme levantamento com base em dados divulgados diariamente pela Secretaria Estadual de Saúde.

Estudo mostra que no Brasil pacientes normalmente apresentam algum sintoma
O Ministério da Saúde e a Universidade Federal de Pelotas (RS) divulgaram ontem os resultados do maior estudo sobre a Covid-19 no Brasil. Segundo o coordenador do estudo e reitor da Universidade Federal de Pelotas, Pedro Hallal, a maior novidade do estudo é que 91% dos entrevistados apresentaram sintomas, diferentemente de outras pesquisas. As informações são da Agência Brasil

Das 2 mil pessoas testadas positivo, 62,9% tiveram alteração de olfato e paladar, 62,2% tiveram dor de cabeça, 56,2% relataram febre, 53,1% tiveram tosse e 52,3% informaram dores no corpo.

“Estamos dizendo que os sintomas da Covid-19 aparecem e isso é bom para as autoridades locais desenvolverem protocolos para identificar os sintomas. Mas não quer dizer que cada uma delas necessitará de atendimento hospitalar”, ponderou Hallal.

Os autores verificaram também o distanciamento social. As pessoas que saíram diariamente aumentaram de 20,2% para 26,2% entre a primeira e terceira fases da análise. Da mesma forma, o contingente que relatou ficar sempre em casa diminuiu de 23,1% para 18,9% entre a primeira e a última fase.

Foram entrevistadas pessoas em 133 cidades em todo o país, selecionadas por serem as mais populosas das regiões intermediárias. Foi maior estudo epidemiológico do mundo, verificando 90 mil pessoas com teste para o novo coronavírus, escolhidas por sorteio.

O secretário executivo do Ministério da Saúde, Élcio Franco, afirmou que esses números têm de ser avaliados pois confrontam os de outros estudos.

País se aproxima da marca de 1,5 milhão de casos
O Brasil tem 1.496.858 casos confirmados de Covid-19 e 61.884 mortes pela doença, segundo os dados mais recentes do Ministério da Saúde, divulgados ontem. Com isso, o país se aproxima de 1,5 milhão de pessoas infectadas. Nas últimas 24 horas, 1.252 óbitos e 48.195 casos confirmados foram agregados às estatísticas.

Do total de infectados até o momento, 852.816 pessoas se recuperaram da doença e 582.158 mil pacientes ainda estão em acompanhamento. Há ainda 3.931 mortes em investigação. A taxa de letalidade da doença (número de mortes pelo total de casos) ficou em 4,1%, enquanto a de mortalidade (número de óbitos por 100 mil habitantes) ficou em 29,4.

Urbs
Só passageiros sentados
Os Municípios paranaenses devem atender as disposições previstas no decreto editado pelo Governo do Estado na última terça-feira, e que estabeleceu medidas sanitárias mais restritivas para o enfrentamento da Covid-19 em todo o estado. O entendimento consta de Nota Técnica expedida ontem, pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção à Saúde Pública do Ministério Público do Paraná, a todas as Promotorias de Justiça do estado com atribuição na área da saúde.
A comunicação foi dirigida após serem registradas notícias na imprensa e em redes sociais de manifestações de alguns Municípios que deixariam de observar os termos do decreto. Ao transmitir a orientação, o Centro de Apoio diz que os promotores de Justiça das diversas comarcas do estado, devem,avaliar as situações em que for necessária a expedição de atos cabíveis em relação a estes Municípios.