O mês de junho é um dos melhores do ano para celebrações, com a presença de muita cor e comidas típicas. Popular no nordeste do País, a comemoração começa aos poucos a ganhar adeptos em outras regiões brasileiras. O tema, por exemplo, é uma boa dica para quem quer comemorar o aniversário. Em qualquer festa junina deve haver muita diversão, comidas típicas, quadrilha e música e na decoração não se gasta muito, isso em comparação a outro temas. 

Para ter uma festa animada e caipira é importante ter criatividade, para utilizar os materiais simples, como retalhos de tecido, papel colorido, fitas de cetim, palito de sorvete, barbante, palha, imagem de santos entre outros itens.

As decorações de festa junina encantam o público devido a sua explosão de cores. O lema junino é quanto mais colorido, melhor. Esse mix de cor proporciona um visual aconchegante que se aproxima bastante da vida rural. Aliás, na decoração festa junina naõ podem faltar retalhos de pano e também de palha, principalmente de milho.
A parte boa é que em se tratando de festa junina, nada é exagero, vale tudo, desde que os itens estejam relacionados ao clima festivo.

O tema é bom até mesmo para os convidados, que com algumas adaptações podem entrar no clima. Para os homens por exemplo, uma camisa xadrez, um par de botas e um chapéu de palha já são suficientes para ficar com a cara da festa. Já para a mulheres, um avental daqueles antigos, de peito e com babado, sobreposto a um vestido colorido garantem o clima. Ai a maquiagem e acessórios como fitas no cabelo completam o look da festa.



Ideias para decoração de Festa Junina

Bandeirolas
As bandeirinhas de festa junina são os componentes principais do clima de festa. Elas podem ser compradas em lojas de produtos de festa ou feitas em papel de seda ou cartolina coloridas. O tamanho fica a critério do decorador. Apenas cuide para não repetir seguidamente as cores na hora de colar.

Barraquinha
Elas podem ser substituídas por mesas, distribuídas por tema: pipoca, doce de amendoim, ou apenas para cenário fotográfico como a Barraca do Beijo.

Chita
O tecido de chita não pode faltar na decoração. Ele pode ser a toalha da mesa, o painel de decoração e até mesmo os guardanapos

Santinhos
Protagonistas da festa eles dão uma boa ajuda na decoração. Os santos do mês são Santo Antônio, São João e São Pedro podem dar uma forcinha na decoração. As imagens podem se capturadas na internet e ampliadas

Fogueira
A fogueira não pode faltar em uma festa junina, mas ela não combina com ambiente fechado. Mas isso não quer dizer que a fogueira tenha de ficar fora da festa. Uma fogueira artificial, feita com luz e papel celofane amarelo e vermelho podem ser uma saída. Apenas tome cuidado para escolher uma lâmpada que não se aqueça ao se acendida.

Bolo
A pipoca pode ser a decoração do bolo, que deixará a mesa mais bonita. O bolo pode ser de verdade ou fake, feito com pipoca colada em uma base de cartolina.