Geraldo Bubniak – “Sandro Forner: seis derrotas nos u00faltimos nove jogos”

O Coritiba estreia na Série B do Campeonato Brasileiro 2018 neste sábado (dia 14), em São Luís (MA), contra o Sampaio Corrêa. Serão mais dois jogos ainda neste mês, ambos no Couto Pereira. No dia 17, o Coxa recebe o Atlético-GO e, no dia 27, o Criciúma.

A fase do Coritiba é preocupante, com seis derrotas nos últimos nove jogos. As únicas vitórias nesse período foram o 1 a 0 sobre os aspirantes do Atlético e o 1 a 0 sobre o time misto do Cianorte. Nesse período de nove jogos, a equipe do técnico Sandro Forner só conseguiu marcar seis gols e sofreu 14. 

Nas entrevistas, um dos poucos argumentos que Forner apresentou em sua defesa foi ter usado o time de reservas em duas partidas – derrotas por 3 a 0 para Maringá e por 3 a 1 para o Foz. As duas ocorreram nessa lista de nove jogos. O preocupante, porém, é que a equipe titular também apresentou um repertório variado de falhas e não demonstrou qualidade com a bola nos pés.

O único alívio para o Coxa é que o início de Série B não promete ser tão complicado, principalmente pela fase dos primeiros adversários. O Sampaio Corrêa vive altos e baixos em 2018. Por um lado, conseguiu terminar em 2º lugar do Grupo D da Copa do Nordeste — ficou atrás do Ceará e à frente de CSA e Salgueiro. Com isso, está classificado para as quartas de final, para enfrentar o Vitória. Por outro lado, ficou apenas em quinto lugar no campeonato estadual e não chegou às semifinais. Ficou atrás de Moto Club, Imperatriz, São José e Maranhão. Na Copa do Brasil, só caiu na terceira fase, após perder nos pênaltis para a Ponte Preta.

A fase atual do Sampaio não é das melhores. Nos últimos oito jogos, apenas uma vitória (sobre o São José-MA, pelo Estadual). Nas últimas três partidas, nenhum gol marcado, mas também nenhum sofrido. Foram três empates em 0 a 0 seguidos – contra CSA e Salgueiro pela Copa do Nordeste e contra a Ponte Preta pela Copa do Brasil.

Após o confronto com o Sampaio Corrêa, o Coritiba enfrentará o Atlético-GO, que faz uma temporada ruim. Na Copa do Brasil, acabou eliminado na primeira fase, ao perder por 2 a 1 para o Altos do Piauí. No campeonato estadual, terminou a fase de classificação em 4º lugar do Grupo A, atrás de Goiás, Anapolina e Iporá. Entre os 10 times da competição, teve a quarta pior campanha. 

A terceira e última partida do Coritiba em abril pela Série B será contra o Criciúma, que foi eliminado da Copa do Brasil na segunda fase, pelo Cianorte, nos pênaltis. No campeonato estadual, ficou em 4º lugar. O time, porém, demonstrou sinais de reação no final da competição. Vem de uma sequência de quatro vitórias seguidas e seis partidas sem perder.