Daniel Castellano/SMCS/Arquivo

Na manhã desta sexta-feira (30/8), as crianças dos Centros Municipal de Educação Infantil (CMEIs) Fulvia Rosemberg e Fazenda Boqueirão vão parar as ruas do Boqueirão em passeata. A partir da 9h30, elas vão em direção ao Rio Belém pedindo que os adultos cuidem dos rios e córregos do bairro e que não joguem lixo em locais impróprios, como as margens fluviais.

“Temos feito uma série de ações de conscientização da população para a conservação da Bacia do Rio Belém, com o Amigo dos Rios e agora chegamos ao Boqueirão”, conta a gerente da Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Leila Maria Zem.

O objetivo é sensibilizar a população para atender o pedido dos pequenos e, sem jogar lixo nos rios e nas margens, evitar o assoreamento. Envolver as crianças nessas ações educativas é fundamental para o futuro das águas e da cidade, ressalta Leila.

“Vamos conscientizar o cidadão desde pequeno. As crianças levam as boas mensagens para casa e muitas vezes cobram sobre como descartar corretamente os materiais”, completa Leila.

Na segunda-feira (2/9), a piazada participa de uma palestra sobre o descarte correto do lixo, acompanhadas dos pais, nos CMEIs.

Coleta de entulho
Durante a “passeata”, os curitibinhas também vão entregar panfletos aos moradores da vizinhança do Mutirão de Limpeza, reforçando orientações que agentes da Prefeitura vão realizar na manhã desta quinta-feira (29/8) na região e que marca o início da atividade.

Entre as orientações, os agentes vão pedir que os moradores coloquem na frente das casa todo entulho que querem se desfazer: móveis sem uso, restos de madeira ou de materiais de construção, pneus.

O recolhimento será feito neste sábado (31/8) e na próxima segunda-feira (2/9) pela Secretaria do Meio Ambiente.

Foi selecionada uma área de oito quadras no Boqueirão, até a margem do Rio Belém, em uma região em que há registros frequentes de lixo jogado de forma prejudicial ao meio ambiente.

Descarte correto
Fora do período de Mutirão de Limpeza, a população deve fazer o descarte dos diversos tipos de resíduos de forma adequada para cada tipo – nunca na rua, em terrenos baldios ou na beira ou dentro dos rios.

A coleta na categoria porta-a-porta é feita pelos caminhões, que recolhem os resíduos domiciliares (lixo úmido ou comum) e os recicláveis, o conhecido Lixo Que Não É Lixo. Cada um deles tem data e horário para serem recolhidos, que variam conforme os bairros.

A Prefeitura também faz o recolhimento, sob demanda, dos restos de jardinagem e de pequenas reformas em casa. Basta fazer a solicitação via Central 156. Alguns lugares da cidade contam também com Ecopontos para recepção deste tipo de resíduo.

Lâmpadas, tintas, toners, pilhas e outros materiais tóxico podem ser deixados nos caminhões que estacionam próximos aos terminais de ônibus uma vez por mês

Serviço: Amigo dos Rios – Boqueirão
29/8 (quinta-feira) – manhã– Orientação sobre Mutirão de Limpeza, com coleta do lixo casa a casa
30/8 (sexta-feira) – 9h30 – Passeata de Conscientização Ambiental – Amigo dos Rios com crianças dos CMEIs Fazenda Boqueirão e Fúlvia Rosemberg.
31/8 (sábado) – Coleta do lixo na área selecionada
2/9 (segunda-feira) – Coleta do lixo na área selecionada