Divulgação/Coritiba – Giovanni

O meia Giovanni, 25 anos, ainda não repetiu na Série B de 2019 o desempenho que teve pelo Goiás no ano passado. No último sábado (dia 25), o jogador novamente teve uma atuação abaixo da média. E o ranking de desempenho do site Sofascore também mostra queda de produtividade.

Em 2018, Giovanni terminou como segundo melhor meio-campista da Série B no Sofascore. Ele teve nota média de 7,29, atrás apenas de Alan Mineiro, do Vila Nova, com 7,31. No geral, entre todas as posições, Giovanni foi o terceiro melhor da competição. O craque, nesse ranking, foi o atacante Dagoberto, do Londrina, com 7,48.

Agora, após cinco rodadas da Série B de 2019, Giovanni está em 45º lugar entre os meio-campistas no Sofascore, com nota média de 6,98. Na atual edição, o melhor meia é João Pedro, do Paraná, com 7,57.

ESTATÍSTICAS
As estatísticas do site Sofascore explicam por que Giovanni está com baixa média. Em passes para finalizações, ele é apenas o 28º entre os meio-campistas da Série B 2019, com média de 1,75 por jogo. O líder nesse quesito é Nadson, do Botafogo-SP, com 3,75 por partida.

Entre os meio-campistas, Giovanni é o 20º na média de passes certos no campo do adversário, com 20,5 por jogo. O melhor é Luiz Fernando, do América-MG, com 28 por partida.

Se em 2018 Giovanni se destacou com os chutes de fora da área, agora em 2019 ele pouco arrisca. Entre os meio-campistas, é o 39º no total de finalizações, com média de 1,25 por jogo. O melhor é Guilherme Augusto, do Sport, com 3,75.

NÚMEROS
No ano passado, Giovanni foi o jogador com mais passes para gols na Série B, com nove. Atuou em 33 rodadas e marcou cinco gols: um em cobrança de pênalti, um em chute dentro da área e três em chutes de fora da área. Agora, em 2019, atuou em quatro das cinco rodadas, não fez gols ou assistências.

POSIÇÃO
Na Série B de 2018, Giovanni se destacou jogando como meia-central (ou segundo volante). O Goiás atuava no 4-1-4-1 e ele ficava no centro dessa linha de quatro do meio-campo.

No Coritiba, em 2019, Giovanni vem jogando como meia ofensivo centralizado. O Coritiba utiliza o esquema tático 4-2-3-1, com Giovanni centralizado na linha de três do setor ofensivo, que tem Rafinha na esquerda e Patrick Brey na direita.