Série B

Em tarde de estreias, Paraná Clube sofre gol aos 49 e perde para o Guarani

(Foto: Valquir Aureliano)
(Foto: Valquir Aureliano)
(Foto: Valquir Aureliano)
(Foto: Valquir Aureliano)
(Foto: Valquir Aureliano)

O Paraná Clube perdeu por 2 a 1 para o Guarani, nessa terça-feira (dia 24) à tarde, na Vila Capanema, pela 23ª rodada da Série B. Com o resultado, o time paranaense caiu para 13º lugar, com 29 pontos. A equipe paulista subiu para a 10ª posição, com 31 pontos. Clique aqui para ver a classificação no Srgoool.

Clique aqui para ver as ATUAÇÕES - notas para os jogadores do Paraná.

ESTREIAS
O técnico Rogério Micale promoveu a estreia do zagueiro Rafael Lima, 34 anos, ex-Coritiba, que não atuava desde março. O ponta Wandson e o centroavante Matheus Matias foram titulares pela primeira vez. Antes, Wandson tinha entrado no decorrer de sete partidas e Matias havia jogado apenas por 45 minutos contra o Juventude. Outra estreia ocorreu no segundo tempo, com a entrada do centroavante Bruno Lopes, 34 anos, ex-Santa Quitéria, da Suburbana.

TIME EM CRISE x EMERGENTE
Nas últimas 13 rodadas, o Paraná só somou 1 vitória – foram 6 empates e 6 derrotas nos demais jogos. Nesse mesmo período, o Guarani teve 6 vitórias, 5 empates e 2 derrotas.

TÉCNICO
O técnico Rogério Micale completou sua 4ª partida no comando da equipe. Até agora, somou 3 derrotas e 1 empate.

ESCALAÇÃO DO PARANÁ
Além das estreias, outra novidade no Paraná era o retorno de Fabrício, recuperado de lesão. O esquema tático foi o 4-2-3-1, com Wandson (direita), Bressan (centro) e Thiago Alves (esquerda) no setor ofensivo. Os desfalques eram Philipe Maia, Higor Meritão, Gabriel Pires e Guilherme Biteco (todos testaram positivo para Covid-19). Hurtado (lesão) e Michel (suspenso) completavam a lista de baixas.

ESCALAÇÃO DO GUARANI
O técnico Felipe Conceição não contava com o volante Bruno Silva e os pontas Pablo (ex-Coritiba) e Waguininho, suspensos. Os volantes Deivid (ex-Athletico-PR) e Didi e os meio-campistas Eduardo Person e Alanzinho eram os desfalques por lesão. O time usou o 4-1-4-1, com Marcelo como único volante. Giovanny e Todinho eram os extremos.

PRIMEIRO TEMPO
O Guarani jogou em bloco avançado, marcou a saída de bola do adversário, trabalhou a bola com qualidade e comandou o jogo. Enquanto isso, o Paraná só levou perigo em arrancadas de Paulo Henrique. O time de Campinas fez 1 a 0 aos 32, em chute de fora da área de Bidu, e quase fez segundo aos 46, em arremate de longa distância de Murilo Rangel (ex-Paraná) que explodiu na trave.

SEGUNDO TEMPO
No intervalo, saíram o volante Jhony Douglas e o ponta Thiago Alves para as entradas do volante Luan e do ponta Andrey. A situação piorou para o Paraná e o Guarani passou a criar chances mais perigosas, mas errou demais nas finalizações. Aos poucos, porém, o mandante foi equilibrando as ações e passou a incomodar o time paulista. Aos 16, Micale tirou Matheus Matias e colocou o centroavante Bruno Lopes. O Paraná chegou ao empate aos 22 em jogada sensacional de Fabrício, que acertou belo lançamento para Wandson. Ele saiu na cara do gol chutou no canto. Aos 24, Wandson saiu e entrou o atacante Léo Castro. O jogo ficou ‘morno’ nos minutos finais e, mesmo assim, o Paraná teve duas chances, mas Bruno Lopes desperdiçou as duas. Aos 39, Vitinho entrou na vaga de Bresan. O jogo parecia encaminhar para o empate, mas o Guarani aproveitou uma falha geral da defesa para marcar o segundo gol, aos 49 minutos, com Renanzinho.

ESTATÍSTICAS
Ao fim do jogo, o Paraná somou 10 finalizações (2 certas), 47% de posse de bola, 74% de acerto nos passes e 3 escanteios. O Guarani obteve 10 finalizações (4 certas), 53% de posse de bola, 78% de acerto passes e 3 escanteios. Os números são do site Sofascore.

PARANÁ 1x2 GUARANI
Paraná: Alisson; Paulo Henrique, Rafael Lima, Fabrício e Jean Victor; Jhony Douglas (Luan) e Karl; Wandson (Léo Castro), Renan Bressan (Vitinho) e Thiago Alves (Andrey); Matheus Matias (Bruno Lopes). Técnico: Rogério Micale
Guarani: Gabriel Mesquita; Cristóvam, Wálber, Romércio e Bidu (Eliel); Marcelo; Murilo Rangel (Arthur Rezende), Lucas Crispim (Rickson), Todinho (Rafael Costa) e Giovanny; Bruno Sávio (Renanzinho). Técnico: Felipe Conceição
Gols: Bidu (32-1º), Wandson (22-2º) e Renanzinho (49-2º)
Cartões amarelos: Jhony Douglas, Jean Victor, Rafael Lima, Luan (P). Romércio, Marcelo, Lucas Crispim, Bidu, Wálber, Rickson (G).
Árbitro: Alexandre Vargas Tavares de Jesus (RJ)
Local: Vila Capanema

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
6 - Bidu cruza. Todinho mergulha e cabeceia no centro do gol. Alisson segura.
15 - Falta no meio-campo. Murilo Rangel lança para a área. Marcelo cabeceia e a bola passa perto.
26 - Paulo Henrique dribla dois e enfia. Wandson sai nas costas da defesa e rola para Bressan, na área. Ele demora para definir e perde a jogada.
27 - Paulo Henrique dribla um e chuta de fora da área. O goleiro espalma.
32 - Gol do Guarani. Bruno Sávio rola para Bidu, que chuta do bico da área. A bola entra no canto.
37 - Paulo Henrique dribla um, faz boa jogada e rola para Matheus Matias. Ele chuta de longe, a bola desvia em Thiago Alves (impedido) e o goleiro aceita. A arbitragem anula por impedimento.
46 - Falta de longa distância. Bola rolada para Murilo Rangel, que chuta de longe e acerta a trave.

Segundo tempo
1 - Boa troca de passes do Guarani. Crispim sai na cara do gol, mas prefere tocar para Todinho e acaba errando o passe.
9 - Bressan arrisca de longe e manda para longe.
13 - Fabrício tenta despachar, mas bola bate no adversário e sobra para Todinho, que parte livre até a área, mas erra o cruzamento.
17 - Andrey chuta de fora da área. A bola passa perto.
22 – Gol do Paraná. Fabrício lança da defesa. A bola encontra Wandson livre na área. Ele chuta de primeira, no canto.
34 - Paulo Henrique cruza. A zaga fura. Andrey domina na área e rola para Bruno Lopes, na cara do gol. Ele erra a bola e perde gol feito.
46 – Paulo Henrique cruza. Bruno Lopes tenta de voleio, da meia-lua, e manda para longe.
49 – Gol do Guarani. Rickson aproveita falha da defesa, invade a área e cruza rasteiro para Renanzinho, livre, cutucar no canto.