Divulgação

Você sabe qual a melhor maneira de tossir ou espirrar em locais públicos? Quem pensa que cobrir a boca e o nariz com as mãos é o correto, está enganado! Simples cuidados ajudam a reduzir a circulação de vírus. Isso porque gripe, tuberculose, Coronavírus e várias outras doenças infecciosas das vias respiratórias podem ser transmitidas por meio da tosse ou do espirro. Confira algumas dicas de prevenção preparadas por Ivan Sachinski, coordenador do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital São Vicente:

– Lave as mãos frequentemente com água e sabão. Se não houver água e sabão, use álcool em gel.
– Cubra a boca e o nariz ao espirrar com um lenço de papel e, após, jogue no lixo, ou, cubra a boca com o braço dobrado usando o antebraço, nunca as mãos. Isto se chama Etiqueta da tosse, sendo uma das principais recomendações para reduzir a circulação de doenças respiratórias.
– Mantenha os ambientes ventilados e as janelas abertas sempre que possível.
– Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas.
– Lave as mãos com água e sabão antes e depois de tocar nos olhos, nariz e boca.

Outras recomendações para quem apresentar sintomas de doenças respiratórias são a ingestão de líquidos, alimentação saudável, manter repouso, evitar locais com aglomerações de pessoas e procurar uma unidade de saúde.