Franklin de Freitas

O empresário  Antonio Celso Garcia, Tony Garcia, delator da denúncia de fraude de licitação do Programa Patrulha do Campo, desencadeada na última terça-feira (11), fez um desabafo e um desafio no Facebook logo após o ex-governador Beto Richa (PSDB) sair na prisão na madrugada deste sábado (15).  "Beto acaba de sair da cadeia, e como um péssimo ator de novelão mexicano, faz o que melhor sabe fazer, nega o inegável, e tenta comparar sua credibilidade com a minha. Ora Beto, não me meça pela sua régua, achar que sua palavra vale mais que a minha pelos cargos que ocupou é um enorme equívoco que comete. C argos públicos exercidos com lisura, dignidade, honradez e honestidade te dariam esta prerrogativa, porém, é público e notório  que não é o seu caso, visto o mar de lama em que se meteu em todos que exerceu", escreveu Tony Garcia. Em entrevista na saída do Regimento da Polícia Montada, Beto questionou a moralidade de Tony Garcia para fazer as denúncias: "Lamento que a palavra de um delator sem credibilidade tenha começado isso. Vale a minha palavra ou a dele?".

Garcia ainda desafiou o ex-governador a convocar uma entrevista coletiva conjunta para colocar tudo em pratos limpos: "Te desafio publicamente para uma coletiva de imprensa convocada por você em seu campo, com hora, dia e local por vc escalado, juíz, bandeirinhas e regras a seu critério, olho no olho, vc e eu e mais ninguém. Combate de gente grande, onde até admitirei golpe abaixo
de minha cintura. O final deste combate se dará por nocaute, um de nós beijará a lona, porém, o grande vencedor não será um de nós, mas sim os paranaenses". " A primeira coisa que você fez ( como eu já esperava) ao sair da cadeia, foi me atacar, perguntando aos jornalistas que lá estavam quem teria mais credibilidade entre vc e eu. Achei ótima sua pergunta, e acredito ter a maneira para que toda a imprensa, não só do Paraná, mas como a de todo o país, possa aferir a credibilidade de cada um de nós, e responder sua pergunta com precisão", afirmou Garcia. 

Tony Garcia  já foi deputado estadual, candidato a prefeito de Curitiba e postulante ao Senado (por três oportunidades). Ele chegou a ser preso em 2004 pela PF (Polícia Federal), acusado de gestão fraudulenta do Consórcio Garibaldi – negava ser o verdadeiro dono da empresa. Apesar de afastado dos holofotes, nunca saiu de cena de fato. 

As conversas gravadas por Tony embasam toda a denúncia de fraude na licitação do Programa Patrulha do Campo, foco da Operação Radiopatrulha, desencadeada na última terça-feira (11) pelo  (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), braço do Ministério Público do Paraná (MPPR).