Ascom/PMG

Os guarapuavanos se mobilizaram e o resultado foi uma grande e rápida campanha de ajuda às famílias prejudicadas pelo temporal de granizo que atingiu o município de Turvo na tarde de sexta-feira (24). As doações entregues na Secretaria de Assistência Social e Defesa Civil lotaram três caminhões com grande quantidade de roupas, cobertores, colchões, cestas básicas e telhas. Tudo foi entregue, na tarde de sábado (25), aos moradores do município vizinho.

"Mais uma vez, os guarapuavanos mostram seu espírito solidário. Foi uma grande mobilização em prol das famílias prejudicadas, com o apoio de entidades, escolas, igrejas, empresas e a população em  geral", disse o prefeito Cesar Silvestri Filho.

"Nossas equipes ficaram de plantão e rapidamente conseguimos organizar a entrega de materiais e alimentos necessários", informou o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social de Guarapuava, Ari Marcos Bona, comentando que as famílias ainda necessitam de telhas. Quem quiser contribuir pode entregar na Secretaria de Assistência Social de Guarapuava, que fica na Rua Senador Pinheiro Machado, 1075, bairro Santana. "Vamos receber as telhas e entregar no final desta semana", reforçou Ari Marcos.

A Prefeitura de Turvo também postou na sua conta no Facebook como as pessoas podem ajudar. "Aos que estão oferecendo ajuda, a necessidade maior hoje são telhas, pregos, alimentos e mão de obra. As doações podem ser entregues no salão paroquial Nossa Senhora Aparecida ou na Prefeitura Municipal. Fone: (42) 3642 1245", diz a postagem feita na manhã desta segunda-feira (27).

A chuva de granizo afetou cerca de 3.200 pessoas em Turvo, sendo que 70 ficaram desabrigadas. Diversas construções também foram atingidas e ficarm com telhados danificados.  
Também houve ocorrência de granizo em Boa Ventura de São Roque, na mesma região. Em Toledo, Céu Azul, no Oeste, e Campo Largo, na região da capital, foram registrados vendavais. As chuvas também causaram estragos em Ponta Grossa, Reserva e Moreira Sales.
 
Desde a manhã de sábado (25), a Defesa Civil do Paraná estava complementando os levantamentos e auxiliando a elaboração dos documentos para regularização e formalização de situação de emergência em Turvo. Por orientação da governadora Cida Borghetti o órgão disponibilizou lonas ao município, além de 90 conjuntos de dormitórios, com colchão, roupas de cama e cobertores, 70 conjuntos de limpeza e 2.000 peças de roupas doadas pelo Provopar.