Jaelson Lucas / AEN

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) alerta que o reforço da imunização contra poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, deve ser feito por todas as crianças de 1 a 4 anos de idade, mesmo as que já foram vacinadas.

Em Curitiba, a vacina está disponível em todas as unidades de saúde desde o dia 28 de setembro, mas até ontem foram aplicadas apenas 31.208 doses em crianças que fazem parte do público-alvo da campanha. Este número corresponde a 35,8% da meta da cidade, que é imunizar 90 mil crianças.

A baixa cobertura levou a Prefeitura a adotar estratégias como a imunização das crianças em casa, nas áreas de maior vulnerabilidade social, e a vacinação no sistema drive-thru.

A poliomielite é uma doença viral que pode ser transmitida pela água e alimentos contaminados ou contato com uma pessoa infectada. Algumas pessoas com o poliovírus não ficam doentes nem apresentam sintomas, já em outros casos o vírus pode afetar os nervos e levar à paralisia parcial ou total.
Embora não haja cura, o vírus é evitável pela vacina, que deve ser administrada em várias doses para proteger a criança por toda a vida.