Trinta e quatro estudantes da rede municipal de ensino vão se tornar, a partir dessa terça-feira (7), embaixadores mirins de Curitiba. A posse dos escolares está marcada para as 16h, no Salão Brasil, da Prefeitura, com a entrega de certificados assinados pelo prefeito Rafael Greca. A iniciativa faz parte do projeto Embaixadores do Futuro, proposto pela área de Relações Internacionais da administração municipal, e viabilizado por meio do programa Linhas do Conhecimento, da Secretaria Municipal da Educação, estimulando estudantes a saber mais de Curitiba e de sua relação com países, cujos imigrantes ajudaram a formar a identidade cultural da capital paranaense.

Os embaixadores mirins foram selecionados entre alunos do 6º ao 8º ano das 11 unidades de ensino da Prefeitura que mantêm turmas da segunda fase do Ensino Fundamental, para estimular no grupo o interesse e o debate sobre temas de relevância mundial. Eles estudam nas escolas/Caic Guilherme Lacerda Braga Sobrinho e Cândido Portinari e escolas de ensino regular Herley Mehl, Erasmo Pilotto, Durival de Britto e Silva, Júlia Amaral di Lenna, Omar Sabbag, Albert Schweitzer, Papa João XXIII e Maria Clara Brandão Tesserolli. As atividades  começarão na próxima semana, com aulas de campo guiadas nos consulados da Bélgica e do Senegal, agendadas para o período oposto ao das aulas.

Roteiros variados
A posse dos pequenos representantes diplomáticos é uma das 50 rotas que o Linhas do Conhecimento agendou para cerca de 1.500 alunos de 50 creches e escolas da Prefeitura até o fim da semana. Acompanhados por aproximadamente 100 professores, eles terão aulas de campo em pontos turísticos da cidade, museus, teatros e parques, de acordo com os projetos apresentados pelos professores e aprovados pela gerência do programa.

Cada turma do programa tem aproximadamente 30 crianças, que chegam aos seus destinos em ônibus fretados pela Prefeitura. Entre elas está um grupo da Escola e Centro de Educação Integral (CEI) Ritta Anna de Cássia, que na próxima quinta-feira participará do projeto Na Trilha do Sagrado, da Secretaria Municipal da Educação – um circuito formado por monumentos e prédios relacionados à diversidade religiosa em Curitiba.