Divulgação

A partir de hoje, o Google amplia o acesso à plataforma  Environmental Insights Explorer (EIE), que calcula a emissão de carbono em várias cidades em todo o mundo, para quatro capitais brasileiras: São Paulo, Porto Alegre, Curitiba e Belo Horizonte. Já presente em Buenos Aires, a ferramenta também vai passar a trazer informações sobre emissão de carbono de Guadalajara, no México, ampliando sua presença na América Latina. 

Lançada em 2018, a Environmental Insights Explorer (EIE) é uma ferramenta on-line gratuita que ajuda as cidades a medir, planejar e reduzir as emissões globais de carbono e a poluição. Desenvolvido em colaboração com o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia (GCoM), a EIE analisa os dados do mapeamento global do Google para calcular as emissões de carbono de construções (casas e edifícios) e transportes, além de medir o potencial de energia renovável das cidades. 

A intenção é que esses dados reunidos no EIE sejam de fácil acesso e ajudem os gestores a estabelecer metas de redução e desenvolver políticas públicas para melhorar a qualidade de vida nas cidades. O EIE é baseado principalmente nas informações disponibilizadas no Google Maps. Os dados são anônimos, altamente agregados e combinados com outras fontes de dados para criar insights ambientais úteis.

Clique aqui e veja a ferramenta