Luiz Costa/SMCS

Empreendedores de Curitiba lotaram o grande auditório do Teatro Guaíra, na noite de quarta-feira (4/12), para acompanhar as palestras do Conexões Vale do Pinhão, evento de inovação em negócios gratuito promovido pela Prefeitura e pelo ecossistema de inovação de Curitiba.

Entre divertidas performances dos integrantes grupo de Curitiba Tesão Piá, que foram os apresentadores do evento, o público acompanhou nomes como Alphonse Voigt, fundador da startup curitibana Ebanx, e Camila Farani, investidora-anjo do programa Shark Tank Brasil, que se revezaram no palco do Guairão. O evento foi organizado pela Agência Curitiba de Desenvolvimento.

O prefeito Rafael Greca garantiu à plateia que o município continuará dando total apoio aos empreendedores que apostam em inovação e geram emprego e renda. Ele lembrou que, nos quase três anos de sua gestão, a Prefeitura fez um grande esforço para desenvolver iniciativas que contribuíram para a cidade voltar a ter um ambiente mais favorável a investimentos.

“Curitiba é a cidade das ideias e com o Vale do Pinhão criamos um ambiente colaborativo entre poder público, startups, universidades, entidades de fomento à inovação. Porque acredito que o que não se compartilha, se perde”, reiterou Greca.

Greca dividiu com o público as últimas conquistas da capital na área de inovação e cidades inteligentes. “Curitiba foi eleita em 2019, pelo World Smart City Awards 2019, maior premiação do segmento do mundo, uma das seis cidades mais inteligentes do mundo com o Vale do Pinhão. Além disso, nossa cidade voltou a integrar pelo segundo ano consecutivo a lista das 21 cidades mais inteligentes do mundo de 2020 do Intelligent Community Forum (ICF)”, comemorou o prefeito.

A força do ecossistema
A presidente da Agência Curitiba, Cris Alessi, agradeceu o apoio de todo o ecossistema na realização do Conexões Vale do Pinhão, que encerra a programação de eventos de empreendedorismo da cidade em 2019. “Com o Conexões, mostramos a força do nosso ecossistema. Juntos, avançamos na inovação, no empreendedorismo, na transformação digital, na economia criativa e em projetos de smart city”, reiterou ela.

O Conexões Vale do Pinhão teve como patrocinadores as empresas D’Assault Systemes, Ebanx, MadeiraMadeira, Quanta, Seccional, TireShop, Hipe, Mabu Hotéis e Resorts, Women on Board, Fecomércio, Fiep/Senai e Sebrae-PR.

“Unicórnio”
A maratona de palestras começou com a apresentação de Alphonse Voigt, fundador e CEO do Ebanx, única empresa “unicórnio” (que vale mais de US$ 1 bilhão) do Sul do país. Ele contou detalhes da história de sucesso da empresa curitibana, líder em serviços de processamento de pagamentos que ajuda empresas estrangeiras como Airbnb, Spotify e Aliexpress a vender no Brasil e América Latina com pagamentos em moeda local.

“Quando forem empreender busquem formar equipes com pessoas que trabalham em time, que sonham grande, que queiram ajudar a mudar o mundo”, recomendou Voigt.

Coordenadora do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), Cátia Tokoro mostrou sua visão sobre Inovação e Governança. Para ela, uma empresa só consegue ter longevidade e gerar valor quando pratica uma gestão transparente e com responsabilidade corporativa.

“Também é importante que haja diversidade de sócios e equipes, para que visões diferentes sejam compartilhadas. E não esqueçam de criar a cultura do aprendizado contínuo”, aconselhou Cátia.

Fundador da MadeiraMadeira, loja virtual especializada na venda de eletrodomésticos, decoração e móveis, Daniel Scandian narrou o crescimento da empresa que começou com quatro pessoas em 2019 e hoje emprega 850 colaboradores em Curitiba. “Para crescer, é preciso ter um propósito e o nosso é reinventar como as pessoas montam suas casas”, afirmou ele.

O colunista sobre tecnologia da rádio BandNews Arthur Igreja, escritor e professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), disse que inovar não só é investir em tecnologia. De acordo com ele, muito mais do que pensar em um aplicativo ou outro tipo inovação que transforme uma startup em um unicórnio, todo empreendedor deve criar soluções que simplifiquem o dia a dia das pessoas. “Inovar é, sim, economizar a energia das pessoas”, justificou ele.

Shark Tank
Camila Farani, única mulher bicampeã premiada como Melhor Investidora-Anjo no Startup Awards (2016 e 2018) e um dos Shark Tank do reality show de empreendedorismo da Sony TV, abriu sua palestra parabenizando Curitiba por ter um ecossistema de inovação tão atuante. “Estou impressionada com a força desta rede na cidade”, frisou ela.

Camila arrancou aplausos do público ao lembrar que a maior audiência do Shark Tank Brasil foi graças à história de uma empreendedora da capital. “Michele de Souza, levante para todos te verem”, pediu Camila à neuroengenheira curitibana, CEO da Cycor Cibernética, que criou uma mão eletrônica e um exoesqueleto que permite a pessoas paraplégicas e tetraplégicas caminhar. A empresa recebeu R$ 300 mil de investimento do programa.