Reprodução/Portal Faep – Durante o Encontro seru00e3o conhecidos os vencedores do PER

Mais de 5 mil produtores rurais são esperados no Encontro Estadual de Empreendedores e Líderes Rurais, nesta sexta-feira (14), no Expotrade Pinhais. Na ocasião serão revelados os vencedores do Programa Empreendedor Rural (PER) 2018, iniciativa do Sistema FAEP/SENAR-PR em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PR) e a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná (Fetaep), que incentiva o empreendedorismo no campo. A governadora Cida Borghetti participa do evento, às 9 horas. Também é esperado a presença do governador eleito, Ratinho Jr.

Neste ano, o conceito da tecnologia aplicada ao mundo rural estará permeando todo evento. Isso se reflete no tema “Líderes Rurais e Agricultura Digital” e também na escolha dos palestrantes. Estão previstas duas palestras, a primeira com o pesquisador Abimael Cereda Junior, doutor em engenharia urbana, que tem como área de pesquisa e atuação a incorporação da inteligência geográfica nos processos de planejamento e gestões público e privado. 

A segunda palestra ficará a cargo de Arthur Igreja, integrante da plataforma AAA, com Ricardo Amorim, do Manhattan Connection, e Allan Costa, palestrante em mais de 120 eventos por ano, como TEDx Brasil, e outros de renome internacional. No evento, Igreja irá discorrer sobre as grandes transformações de inovação que impactam o campo nos próximos anos.

Programa de desenvolvimento com agricultores completa 15 anos
Para que os produtores rurais do Paraná possam empreender com segurança, o Sistema FAEP/SENAR-PR, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PR) e a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná (Fetaep), promove, há 15 anos, o Programa Empreendedor Rural (PER). O projeto tem como objetivo dar todo o suporte necessário para que os agricultores e pecuaristas paranaenses possam realizar seus projetos empreendedores da melhor forma.

O PER compreende um curso ao longo do ano, no qual os participantes aprendem a construir um projeto de negócio, colocando na ponta do lápis todas as variáveis que podem influenciar seu negócio. Desta forma, esses empreendedores descobrem seu lugar no mercado, a concorrência que enfrentarão, os caminhos para a comercialização, dentre outros pontos que fazem a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma empreitada. Desde que foi criado, o programa já capacitou 28 mil pessoas, que a partir desta experiência passaram a olhar de outra forma para seus negócios rurais. Ao longo do curso, os alunos aprendem a construir um projeto.
Posteriormente, os 89 trabalhos inscritos na edição 2018 do PER foram avaliados por uma banca composta por especialistas que selecionou os 10 finalistas em um concurso que premia as melhores iniciativas. Os vencedores serão conhecidos durante o Encontro Estadual de Empreendedores e Líderes Rurais, hoje, no Expotrade Pinhais.

Valor
Em julho deste ano, a Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento divulgou uma primeira versão do Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) correspondente ao ano de 2017, que projeta um faturamento bruto de R$ 85,34 bilhões pelo conjunto da produção agrícola e pecuária paranaense. O Estado está entre os maiores produtores do País, com destaque para a soja, milho, leite, aves, entre outros.