Conhecido também por piso térmico ou radiante, o piso aquecido tem se tornado tema recorrente nos meses de inverno. Antes tido como artigo de luxo, o piso aquecido acabou por encontrar seu caminho em vários lares brasileiros. Compatível com todos os pisos e revestimentos, o piso aquecido se tornou um poderoso aliado no combate ao frio e ao mofo, trazendo ao ambiente a forma mais confortável de se aquecer um ambiente. Conversamos com o Engenheiro Mecânico Cezar Anderle para trazer algumas informações bastante pertinentes.

O que é piso aquecido?
O piso aquecido é um sistema de aquecimento de ambientes, cujos componentes são instalados sob o revestimento, cobertos com o contrapiso ou com a própria argamassa de assentamento. Sua principal característica é aquecer o ambiente de maneira uniforme e, no caso de alguns pisos, aquecê-los, também. Todo o sistema é controlado por um termostato, presente na parede.

Quais são as principais características?
O piso aquecido é um sistema de aquecimento inteligente, cuja curva de aquecimento é a mais próxima da ideal. Como na região dos pés sentimos mais frio, a temperatura mais alta está nos pés, exatamente como deve ser. Além disso, como o sistema não queima o oxigênio e não resseca o ar, o ar presente no ambiente se torna muito mais agradável, excelente para todos, principalmente para quem sofre com doenças respiratórias.

Quais são os tipos de piso aquecido?
Os tipos de piso aquecido podem ser divididos em um quadrante, do lado esquerdo os sistemas hidrônicos (água quente) e do lado direito os elétricos. No patamar inferior, encontramos os sistemas mais tradicionais, chamados de acumuladores, pois são cobertos com uma camada espessa de regularização (contrapiso). Ganham esse nome pois o contrapiso se torna uma reserva de calor (acumulando). Sua principal vantagem é para ambientes comerciais ou construtores, uma vez que o piso pode ser substituído a qualquer momento. Suas desvantagens são o alto consumo e uma elevada inércia, o que impacta na velocidade de aquecimento, exigindo, muitas vezes, que o usuário deixe o sistema ligado durante todo o dia. No patamar superior, encontramos os sistemas mais modernos, chamados “de superfície”, pois são instalados logo abaixo do piso, na argamassa de assentamento. Suas principais vantagens são a rápida resposta e o baixíssimo consumo, uma vez que não precisam aquecer toda uma faixa de contrapiso.

E a segurança?
Quando o tema é eletricidade, todo cuidado é pouco. Ainda é possível encontrar no mercado sistemas sem aterramento ou aterramentos feitos por telas metálicas (popularmente conhecidas como telas pinteiro). Um sistema seguro deve ter o aterramento como parte integrante do cabo (passando por dentro). A Vesta tem uma gama de certificações como a IP67, que permite a instalação segura na maioria das áreas molhadas e a IEC 60800, validando a total segurança do sistema.

E o consumo de energia?
Se você conhece alguém que possui piso aquecido elétrico, provavelmente ouviu essa frase: “Gasta muito”. Segundo a Sociedade Americana de Engenheiros de Aquecimento, o piso radiante é considerado o sistema mais inteligente do mundo para aquecer um ambiente.

Mas de onde vem essa ideia de consumo elevado?
O que de fato acontece é uma aplicação errada dos sistemas. Em se tratando de consumo, os melhores aliados são um sistema de superfície, um bom isolamento e um termostato preciso. O resultado pode ser um sistema com mais de 70% de eficiência frente aos tradicionais sistemas acumuladores.
A Vesta oferece uma gama de termostatos (inclusive com controle por aplicativo) e um departamento de engenharia que pode avaliar projeto a projeto, qual o consumo de energia. www.vestapisoaquecido.com.br CREA PR-134223/D


Curtas:
* Poletto & Possamai lançam Programa Trainee 2020. O Programa Trainee P&P 2020 está com inscrições abertas para acadêmicos de Direito. Graduandos com previsão de conclusão do curso entre dezembro de 2020 a dezembro de 2021 podem se inscrever enviando currículo ao e-mail: [email protected] até dia 13 de outubro. O hotsite http://poletto.adv.br/trainee/ apresenta informações detalhadas sobre o processo de seleção, início e duração do programa.
*PUCPR abre inscrições para Vestibular de Verão 2020. Considerada uma das melhores universidades do Brasil e do mundo, de acordo com o Center for World University Rankings (CWUR) 2020, a PUCPR está com inscrições abertas para o Vestibular de Verão 2020. Com mais de 60 cursos nas modalidades presencial, EAD e semipresencial, os candidatos podem se inscrever até às 15h do dia 11 de outubro. As provas acontecem no dia 19 de outubro, das 13h às 17h, nas cidades de Curitiba, Londrina, Maringá e Toledo. O ensalamento pode ser consultado a partir das 18h do dia 17 de outubro, no site da PUCPR.



Frase:
“Pessoas sábias falam sobre ideias; Pessoas comuns falam sobre coisas; Pessoas medíocres falam sobre pessoas”
(Platão)