Ernani Ogata – Equipe da EBANX se prepara para o Mundial de Futebol Feminino: torcendo da mesma forma como a Copa dos homens

Ainda não é como a Copa do Mundo masculina, mas a Copa de Futebol Feminino já começa a ganhar importância em Curitiba e região como nunca visto. Algumas empresas de Curitiba e Região, principalmente aquelas que incentivam o protagonismo feminino, montaram um esquema de torcida semelhante ao da Copa do Mundo masculina para o campeonato das mulheres, que começa hoje. Alguns bares da capital paranaense também apostam nas partidas de futebol feminino para atrair público. Também pela primeira vez duas redes nacionais vão transmitir as partidas da Seleção Feminina ao vivo.

Na curitibana EBANX, empresa de pagamentos, os colaboradores poderão acompanhar todos os jogos durante o expediente em televisores espalhados pela empresa. Nos dias em que a seleção brasileira entra em campo durante o horário comercial, a empresa irá reunir todos os Ebankers no louge para assistir as partidas, com pipoca e cerveja. Nos intervalos, uma ação voltada para as mulheres reforça ainda mais o girl power. Um gol com quatro alvos estará disponível para que as mulheres da empresa tentem o chute a gol. Caso acertem um dos alvos, ganharão uma camiseta estampada com a frase “Jogue como uma Garota”, da marca Peita.

“O objetivo é torcermos todos juntos pela seleção. Com a mesma intensidade que torcemos pelo time masculino na última Copa. Todas as empresas deveriam adotar esta prática”, explica a coordenadora de Cultura da empresa, Nayana Rogal. Segundo ela, os homens da empresa estão bem animados com a iniciativa.

A analista de compras do EBANX, Paula Quadros, é uma apaixonada pelo esporte. Incentivada pelo pai, desde pequena joga futsal e hoje atua no time da PUC-PR, praticando 3 vezes por semana. Torcedora do Athletico Paranaense, ela costuma ir nos jogos e acompanha a seleção feminina sempre que pode, inclusive com mais afinco do que o time masculino. No ambiente de trabalho, tornou-se conhecida por apresentar sua habilidade com embaixadinhas no show de talentos da empresa no ano passado. “Estou entusiasmada com a possibilidade de assistir aos jogos dentro do EBANX. Poucas empresas oferecem essa oportunidade aos seus colaboradores”, diz ela.

O Grupo Boticário — detentor das marcas O Boticário, Eudora, quem disse, berenice?, The Beauty Box, Multi B e Vult —, com sede em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, criou a campanha ‘Com você eu jogo melhor’, que visa incentivar todos os colaboradores da empresa a assistir aos jogos do Brasil no maior torneio de futebol feminino do mundo.  Durante os jogos, a empresa terá horários especiais de jornada de trabalho, assim como foi feito no ano passado, durante os jogos da seleção masculina. Segundo a assessoria da empresa, a campanha reforça o compromisso da empresa com equidade de gêneros e diversidade com uma série de iniciativas relacionadas ao tema durante o ano. Além de valorizar o futebol feminino, o Grupo Boticário pretende incentivar que outras empresas parem suas atividades durante os jogos do time brasileiro. Nas redes sociais, o Grupo adotou a #comvocêeujogomelhor.

Votorantim — Como ação de incentivo à diversidade e equidade de gênero, a Votorantim Cimentos terá horários especiais de expediente em dias de jogos da seleção brasileira no campeonato mundial feminino de futebol deste ano. A estreia do time brasileiro acontece no domingo, dia 9 de junho, contra a Jamaica. No dia 13, o jogo é contra a Austrália, às 13 horas, e os funcionários poderão fazer um horário de almoço estendido saindo ao meio-dia e retornando após a partida.

Para a partida contra a Itália, no dia 18 às 16 horas, o expediente terminará 2 horas antes do jogo, às 14 horas. Aqueles que preferirem assistir no escritório na sede central em São Paulo a partida será transmitida por TVs.

No caso dos jogos de outras seleções, as TVs ficarão ligadas em todos os andares.

A política é a mesma implantada durante os jogos da seleção masculina de futebol em 2018. É válida para todos os escritórios e as fábricas têm autonomia para organizarem o expediente dos empregados. Hoje, a empresa possui 7 mil empregados e 90 unidades industriais espalhadas por todo o Brasil.

A empresa terá também uma campanha em sua rede social interna com publicação de posts com curiosidades sobre o futebol feminino, incentivo ao uso da camiseta da seleção brasileira e galeria de fotos dos funcionários assistindo às partidas em casa ou nas unidades da empresa. O mote da campanha é #torcerporelas.

“Identificamos neste evento uma oportunidade de reforçar os pilares do nosso Programa de Diversidade, promovendo o mesmo incentivo para nossos empregados torcerem pelas atletas brasileiras, assim como torceram pela seleção masculina. Queremos prestigiar e torcer pelo esporte mais amado do Brasil, dessa vez representado pelas nossas mulheres”, afirma a gerente Global de Treinamento e Desenvolvimento da Votorantim Cimentos, Thatiana Soto Riva.

Bares e restaurantes transmitem o mundial

Assim como acontece na Copa dos homens, as partidas da Copa Feminina também terá transmissão em vários bares e restaurantes de Curitiba. Na vila gastronômica Rialto, em Santa Felicidade, além da transmissão dos jogos, haverá doubles drinks para as mulheres e troca de figurinhas do álbum das garotas do futebol brasileiro. A programação começa hoje, a partir das 15 horas com a transmissão ao vivo da abertura do evento direto do estádio Parc des Princes e logo após, às 16 horas, o jogo de abertura: França X Coreia do Sul. A entrada é gratuita

A principal casa de fish n´chips da América Latina, Sirène, vai exibir todos os jogos da primeira fase da competição na unidade da Rua Pagu. Durante as transmissões dos jogos do Brasil na primeira fase, que acontecem nos dias 9, 13 e 18 de junho, o Sirène vai oferecer um combo especial de porção de fish n’ chips. Vai rolar, ainda, sorteio de brindes. Para mais informações acesse o site www.sirene.com.br.

Neste sábado (8) acontece a inauguração do Alright Sports Bar, novo empreendimento da Alright Beer, focado na transmissão de esportes. A Copa do Mundo de Futebol Feminino é o primeiro campeonato a ser transmitido, com todos os jogos da seleção brasileira exibidos no telão e ainda com promoções de cervejas escolhidas pelo público no Instagram da cervejaria e que serão comercializadas a R$10. O jogo inaugural será Alemanha x China, a partir das 10 horas, seguido de Espanha X África do Sul às 13 horas, e Noruega X Nigéria a partir das 16 horas. No domingo é a vez de Austrália x Itália às 8 horas, Brasil x Jamaica às 10h30 e encerrando os jogos do dia, Inglaterra x Escócia às 13 horas. O bar fica na Rua Adir Dalabona, 95, bairro Orleans, próximo ao Parque Barigui.