Reprodução/ Fantástico

A TAESA anunciou nesta segunda-feira (6 de julho) a demissão de uma engenheira civil que trabalhava para a companhia e foi flagrada no último sábado (04 de julho) tentando intimidar agentes da Vigilância Sanitária do Rio de Janeiro que fiscalizavam um bar lotado na cidade, desrespeitando as regras de isolamento e distanciamento social para evitar a propagação do novo coronavírus.

O caso ganhou repercussão nacional na noite de ontem, após uma reportagem divulgada pelo Fantástico, programa dominical da Globo. A equipe da emissora acompanhou os fiscais da Vigilância na noite de sábado, enquanto eram feitas fiscalizações em bares e restaurantes, que passaram mais de três meses fechados e voltaram a reabrir na última semana.

As imagens gravadas mostram aglomeração nas calçadas, pessoas sem máscaras e ameaças contra fiscais. Na cena que viralizou – e causou a demissão da engenheira -, a mulher aparece ao lado do marido, que se identifica como cliente de um dos estabelecimentos e tenta intimidar o agente público, que responde o chamando de cidadão. É quando a esposa intervém com a seguinte fala: “Cidadão, não. Engenheiro civil, formado. Melhor do que você.”

Em nota oficial divulgada hoje, a TAESA ressaltou seu comprometimento com o bem-estar e a saúde de toda a sociedade e destacou não compactuar com comportamentos que coloquem em risco a saúde de outras pessoas. 

“A TAESA tomou conhecimento do envolvimento de uma de suas empregadas em um caso de desrespeito às leis que visam reduzir o risco de contágio pelo novo coronavírus e compartilha a indignação da sociedade em relação a este lamentável episódio, sobretudo em um momento no qual o número de casos da doença segue em alta no Brasil e no mundo”, escreveu a empresa. “Diante dos fatos expostos, a TAESA decidiu por sua imediata demissão.”

NOTA DE POSICIONAMENTO OFICIAL DA TAESA

A TAESA é uma companhia comprometida com a segurança e a saúde não apenas de seus empregados, mas também com o bem-estar de toda a sociedade. Desde o início da pandemia da Covid-19, a Taesa implementou inúmeras iniciativas para proteger a saúde de seus profissionais e seus familiares, como o home-office para 100% do seu quadro administrativo, e a adoção de diversas outras medidas de proteção para as equipes que operam em campo.

A companhia não compactua com qualquer comportamento que coloque em risco a saúde de outras pessoas ou com atitudes que desrespeitem o trabalho e a dignidade de profissionais que atuam na prevenção e no controle da pandemia.

A TAESA tomou conhecimento do envolvimento de uma de suas empregadas em um caso de desrespeito às leis que visam reduzir o risco de contágio pelo novo coronavírus e compartilha a indignação da sociedade em relação a este lamentável episódio, sobretudo em um momento no qual o número de casos da doença segue em alta no Brasil e no mundo.

A TAESA ressalta que segue respeitando o isolamento e as mais rigorosas regras de prevenção ao coronavírus e que a empregada em questão desrespeitou a política vigente na empresa. Diante dos fatos expostos, a TAESA decidiu por sua imediata demissão.

Confira a reportagem divulgada ontem pelo Fantástico