A Festa do Centenário da Imigração Holandesa no Paraná foi lançada nesta quarta-feira (23), durante solenidade na Ocepar, em Curitiba. O principal tema do encontro foi o lançamento da Festa que acontecerá nos dias 1, 2, 3 e 4 de abril de 2011, em Carambeí. Outro tema abordado foi a aprovação do projeto de Lei de autoria do então deputado federal Luiz Carlos Hauly, que instituiu 2011 como o ano da Holanda no Brasil.

Na ocasião, também foram apresentados os espaços do Parque Histórico de Carambeí (PHC), cuja inauguração oficial será realizada na Festa. Com a chegada dos imigrantes holandeses a Carambeí, em 1911, formou-se a colônia que por muito tempo foi a única tipicamente holandesa em nosso território. Hoje, a cidade é uma das mais ricas do Estado, com um dos maiores PIB percapta do Paraná.

No entanto, relações entre as culturas holandesa e brasileira já datam de mais de 400 anos, desde as expedições holandesas, que se iniciaram no fim do século 16. Assim, são séculos de interações socioculturais e econômicas entre estes países. Atualmente, a Holanda é o terceiro maior parceiro comercial do Brasil, e o número de holandeses e descendentes que aqui residem cresce exponencialmente, da mesma forma que o número de brasileiros e descendentes na Holanda.

Parque Histórico de Carambeí — Assim que estiver concluído, segundo o curador executivo Fábio Chedid, o parque, com área de 100 mil m2, será composto por diversas alas, que contam um pouco da colonização do município, um dos seis pólos holandeses no Brasil. A Casa da Memória, por exemplo, reunirá registros da vida cotidiana dos holandeses por meio de objetos, roupas e móveis que eles usavam.

Já a Vila Histórica representará as casas da primeira vila de Carambeí, habitada pelos imigrantes, e a Estação de Trem Carambeí da Brazil Railway Company. E para homenagear a tecnologia e a arquitetura desenvolvidas pelos holandeses, o parque terá a ‘Engenharia das Águas’, ala que representará as principais soluções aprimoradas por esse povo, como pontes e diques. O Centro Cultural Amsterdã, por sua vez, reproduzirá um quarteirão com os famosos canais da capital holandesa. Também será inaugurado um parque de exposições. Saiba mais acessando www.parquehistóricodecarambei.com.br.

A Festa do Centenário — A programação oficial também foi lançada na coletiva. E não deixou dúvidas de que, durante os dias destinados à festa (1 a 4 de abril), Carambeí será opção certa de passeio para os moradores dos distritos vizinhos. Haverá festival de tortas e artesanato, show musical e aéreo, parques infláveis e apresentações culturais, entre outros. O evento será aberto com o Fórum Empresarial no dia 1.

No segundo dia, o parque abrirá as portas às 9h15. Estão agendados desfile temático com Banda Marcial, inauguração da Vila Histórica de Carambeí com show aéreo, apresentações culturais, show de fogos Piromusical com Balonismo, entre outros. O domingo começará com a Cavalgada dos Imigrantes, no centro de Carambeí, e término no Parque Histórico onde será celebrado o Culto Ecumênico para toda a população e convidados da Festa, além da meia maratona do Centenário da BRF.

No dia 4 de abril, para encerrar as comemorações do Centenário, será lançado oficialmente o segundo livro da Coleção Imigrantes. A publicação esclarecerá detalhes da trajetória da APHC, cuja diretoria é formada por Dick Carlos de Geus, Franke Dijkstra e Gaspar João de Geus, que além de descendentes de holandeses, possuem forte vínculo com o agronegócio da região.

A embaixada da Holanda no Brasil já colocou no ar um endereço eletrônico para que todos os brasileiros e holandeses possam acompanhar e participar do calendário de eventos programados para todo ano de 2011. (www.anodaholandanobrasil.com.br)

 

Saiba quem está tornando possível a construção do Parque Histórico: