Mario Akira/Arquivo BP

O Japonês é um dos idiomas mais falados no mundo e tem sua popularidade crescente motivada pelo consumo de produtos japoneses como entretenimento, culinária e tecnologia. O ensino da língua japonesa é o tema do sexto episódio desta temporada do Japão Sem Escalas, que estreia no dia 3 de Janeiro.

Visite onlinebingoaustralia.co

Com notável formação acadêmica dedicada ao estudo de idiomas, a convidada especial desta edição do podcast é a Profa. Dra. Leiko Matsubara Morales.

Traçando um panorama do aprendizado da língua japonesa a partir de sua trajetória pessoal, a convidada discorre sobre as dificuldades e as diferenças entre os idiomas português e japonês como a pronúncia de determinados fonemas, como o som de “v”, e nos apresenta a evolução do ensino do idioma desde o período pré-guerra até os dias de hoje.

Na conversa conduzida por Tatiana Aoki, apresentadora do programa, Dra. Leiko aborda os aspectos históricos e culturais que norteiam o ensino do idioma japonês no Brasil, não se limitando apenas a aulas de língua, como também dando exemplos de seu uso em outras atividades como em aulas de artes, esportes, o que proporciona ao aluno uma imersão na cultura a partir da linguagem.

Ao longo do episódio, Dra. Leiko nos fala sobre o entendimento da formação do aluno a partir da experiência curricular, sua evolução ao longo do tempo e a implementação prática em escolas que oferecem o ensino do idioma japonês. Ela cita, por exemplo, a mudança no perfil dos alunos, antes majoritariamente descendentes de japoneses e hoje, um grupo heterogêneo. Com esta mudança, alterou-se também o tipo de livro didático adotado nas escolas. Se antes o paradigma era o uso de livros importados do Japão, hoje o material mais utilizado é o desenvolvido especialmente para alunos estrangeiros.

A preservação da cultura japonesa através da difusão do ensino do idioma japonês, bem como a preocupação com a integração da comunidade japonesa ao Brasil, as dificuldades mais comuns aos alunos brasileiros e sua motivação são outras questões que este episódio nos apresenta.

O podcast Japão sem Escalas é uma iniciativa da Aoki Media com apoio do Consulado Geral do Japão em São Paulo. Ele pode ser acessado por meio das principais plataformas de streaming.

Mais sobre a quarta temporada

A quarta temporada foi iniciada em Agosto, e conta com oito episódios reunindo entrevistas, depoimentos, discussões aprofundadas e conectadas com a atualidade. A programação inclui temas relacionados às influências da cultura e filosofia japonesas no Brasil, além de elementos de intercâmbio cultural entre os países. Os episódios têm sempre um convidado especial, que abordam diferentes temas como: a agricultura nikkei, a metodologia de melhoria contínua Kaizen, esportes, saquê, o ensino do japonês no Brasil, música entre outros.

O quadro “Nihongo Shiranai”, presente em todos os episódios, segue ensinando palavras e expressões na língua oficial do Japão e é apresentado pela professora Sarah Fuidio, do canal “Fale em Japonês”. Os ouvintes podem acompanhar lições de japonês úteis para o dia a dia durante o programa, e a grafia poderá ser conferida nas redes sociais: Instagram (@japaosemescalas), Facebook (Japão sem Escalas) e Twitter (@japaosemescalas).

Sobre o Japão sem Escalas

O Japão sem Escalas é apresentado por Tatiana Aoki, nikkei, jornalista, ex-bolsista JICA e CEO da Aoki Media. O podcast é direcionado para todas as pessoas que têm interesse em conhecer mais sobre o Japão, a sua cultura em geral, e que sonham em viajar ou estudar no país.

A produção é uma realização da Aoki Media e tem apoio institucional do Consulado Geral do Japão em São Paulo. Lançado em junho de 2020, está em sua quarta temporada. Os episódios contam sempre com convidados especiais, que têm conexão com o Japão e com a comunidade nikkei no Brasil como os chefs Telma Shiraishi e Tsuyoshi Murakami, a atriz Danni Suzuki, o cartunista Mauricio de Sousa, e o presidente da Kenren, Toshio Ichikawa.

Sobre a convidada deste episódio, a Profa. Dra. Leiko Matsubara Morales

Suas áreas de interesse são Linguística Aplicada e Bilinguismo, tendo como foco estudos sobre aquisição/aprendizagem de Japonês como Língua Estrangeira e Segunda Língua, formação de professores e gramaticologia. Possui graduação em Letras Português (1993), Chinês (1995) e Japonês (1998), mestrado em Língua e Literatura Japonesa (2002) e doutorado em Linguística (2009), todos pela Universidade de São Paulo. É docente do Curso de Língua e Literatura Japonesa do Departamento de Letras Orientais da Universidade de São Paulo desde 2002.

Japão sem Escalas está disponível nas principais plataformas:

Spotify: https://spoti.fi/3fZNsUX

Google Podcasts: https://bit.ly/37STqUL

Apple Podcasts: https://apple.co/2Ype8It

Deezer: https://bit.ly/3fMUtrP