Vai ao ar no dia 24 de maio

Episódio 14 de 'Grey's Anatomy' tem como pano de fundo saga de família brasileira

(Foto: Divulgação/Assessoria de Imprensa)

O Brasil é destaque no episódio 14 da 18ª temporada de Grey´s Anatomy, exibido ontem (31) nos Estados Unidos pela rede ABC. Intitulado "Road Trippin" ("pegando estrada", em tradução livre) – mesmo título de uma canção do Red Hot Chili Peppers – o capítulo foi escrito pelo paulista Beto Skubs e, entre outras narrativas, apresenta a história de uma família brasileira que atravessa os EUA num trailer, rumo ao Grey Sloan Memorial Hospital. A exibição no Brasil, pela Sony Channel, acontecerá no dia 24 de maio.

No enredo, a adolescente Fernanda Lima, que tem batalhado contra problemas cardíacos durante anos, precisa fazer uma cirurgia. Seu pai, Daniel Lima (interpretado pelo brasileiro Eduardo Muniz), tem a ideia de, ao longo da viagem, parar para ver lugares históricos dos EUA, antes do arriscado procedimento da filha. Tudo isso gera consequências à mãe, Angela, ao filho adolescente, Rafael, e à toda a família Lima.

"Espero que os brasileiros se sintam representados, já que nós estamos olhando para eles, os valorizando. Nosso país está precisando de alegria e espero que eu possa ter contribuído", diz Skubs, que nasceu em São Paulo e foi criado em Piracicaba (SP), onde viveu a maior parte da vida antes de se mudar para os EUA em 2012. Desde o início do ano ele faz parte da equipe de roteiristas da série, que compõe um mercado do qual, na opinião do profissional, seus conterrâneos são parte fundamental.

"O Brasil é interessante e importante. É um público gigante para filmes e séries de TV. Gostaria muito que isso inspirasse outros escritores a escrever personagens brasileiros em suas séries", opina Skubs.

Personagens com nomes de amigos e familiares

Beto Skubs conta que os nomes dos personagens foram inspirados em pessoas reais, importantes em sua vida. "Daniel Lima é um dos meus melhores amigos de Piracicaba. Eu batizei dois personagens anteriores em homenagens a outros amigos e ele brincou dizendo que o próximo seria ele. Aí está", diz.

"Além disso, Rafael Lima é uma homenagem a vários amigos do Brasil. Curiosamente, tenho vários amigos que se chamam Rafael ou Raphael. É uma homenagem a todos eles", afirma Skubs, que ainda conta que a personagem Angela Lima é uma homenagem a sua tia, Maria Angela.

A decoração do trailer da família Lima reuniu objetos que evidenciam o Brasil, como fotos pessoais de Skubs em locais como o Rio de Janeiro e Mongaguá, onde sua família tem casa.

"Em uma das fotos da família, eu queria que eles estivessem jogando futebol e, para minha surpresa, os dois atores que fazem o pai e o filho, Eduardo Muniz e Alexander Pelaez, jogam muito bem. Foi divertido, tenho fotos e vídeos deles aqui batendo bola na frente de uma tela verde (chroma key) para fazer o efeito especial", diverte-se Beto.

Boa recepção da equipe da série

O roteirista afirma que a temática brasileira foi muito bem recebida pelos atores e por toda a equipe. "Percebi que eles abraçaram a brasilidade do episódio. Todos se empenharam e buscaram imprimir essa satisfação em cena".

"Particularmente, a Kelly McCreary, que faz a Dra. Maggie Pierce, a médica da Fernanda, disse que sente muito o carinho dos brasileiros e ficou surpresa que em 18 temporadas nunca tenhamos feito algo para os fãs do Brasil", recorda. No Instagram oficial da série (@greysabc), Anthony Hill, que interpreta Winston Ndugu, se juntou a Kelly e ambos mandaram um recado para os fãs brasileiros, com direito a palavras em português.

"Temos agora um episódio que mostra brasileiros, mostra nossa bandeira, fala sobre como a gente é. Fiz questão de ter diálogos em português, referências ao Brasil, ao futebol porque eu amo muito e os brasileiros são apaixonados. De verdade, é um presente que eu queria dar aos fãs brasileiros da série", orgulha-se Skubs.

Investimento em diversidade

Beto Skubs afirma que trabalhar em Grey´s Anatomy é a realização de um sonho que, até pouco tempo atrás, parecia impossível. "É uma recompensa pela produção da série ter investido em diversidade, contratado um roteirista brasileiro, latino, e dar a ele a oportunidade de contar histórias que tem a ver com seu passado, ampliando as possibilidades narrativas".

"O Grey's e o Station 19 são séries que apostam na diversidade, que mostram histórias reais. E é algo que nós, artistas estrangeiros, de minorias, de lugares diferentes, lutamos muito para alcançar", afirma Skubs, ao abordar o spin off de Grey´s Anatomy.

"Espero que abram muitas portas para atores, roteiristas, diretores, enfim, profissionais brasileiros em geral. Espero que o Brasil seja visto e lembrado além desse episódio", completa o roteirista, que tem interagido bastante com os fãs pelo seu Twitter (@bskubs, www.twitter.com/bskubs) e Instagram (www.instagram.com/bskubs).