Valquir Aureliano

A Escola de Samba Internautas é a campeã do Grupo de Acesso do Carnaval de Curitiba de 2020. O resultado foi anunciado na tarde desta sexta-feira, em evento no Memorial de Curitiba, na região do Largo da Ordem, zona central da capital paranaense.

Os desfiles do Grupo de Acesso aconteceram ontem (23 de fevereiro), com as três escolas (Unidos de Pinhais, Internautas e Leões da Mocidade) levando para a avenida temas similares, com xaltação de festas tradicionais.

Na Internaltas, o tema foi “Arriba México, foi sem querer querendo que eu caí no samba”, que levou para a avenida um desfile sobre a comemoração do “Día de los Muertos”, tradicional no país da América Central.

A apuração dos jurados nesta segunda-feira deu uma nota final de 162,10 para a escola Internautas. A Leões da Mocidade, com 167,90, conseguiu mais pontos, mas prejudica por um atraso de 18 minutos na avenida – 12 na saída e outros seis na chegada -, que acabaram lhe custando 18 pontos e também o título do Carnaval no grupo de acesso.

A apuração do Carnaval 2020 segue rolando no Memorial de Curitiba, agora com os resultados do Grupo Especial.

Festas populares

Os Unidos de Pinhais começaram o desfile do Grupo de Acesso, às 22h. A agremiação apresentou ao público o tema “No arraial do Carnaval, Os Unidos de Pinhais acende a fogueira do seu coração”. O enredo trouxe como cada região, de norte a sul do país, costuma comemorar as festas realizadas no mês de junho.

Acompanhado da mãe, o chileno Cristovan Alile está morando na cidade há 3 anos e já se animou para sair na avenida. “É diferente assistir e participar. Quando estamos dentro, a sensação é de fazer parte de algo maior, temos a responsabilidade e a percepção do que a escola pratica e do esforço que o grupo tem para crescer e ser melhor”, disse.

A celebração do “Día de los Muertos” foi tema da escola Internautas. “Arriba México, foi sem querer querendo que eu caí no samba” levou à avenida um desfile sobre a tradicional comemoração no país da América Central.

A Leões da Mocidade foi última escola a se apresentar. Com o enredo “Fé, Solidariedade e Identidade: o sagrado e o profano nas festas populares do Para-nã, a agremiação celebrou as tradicionais festas paranaenses em três vertentes: religiosas, étnicas e gastronômicas.

AQUI você confere as fotos do desfile do segundo dia de Carnaval em Curitiba