A Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP) formou a 9ª turma de alunos do curso de Especialização em Gestão do SUS. Vinte profissionais que já atuam em serviços públicos na região de Ponta Grossa, concluíram o curso. A formatura foi nesta quinta-feira (19).

“O objetivo da ESPP com este curso, que acontece desde 2013, é a formação de profissionais gestores para qualificar o serviço e o atendimento em todas as regiões na perspectiva de liderar processos de mudança nas estruturas organizacionais das instituições e serviços da rede pública de saúde do Estado”, disse o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.

“A gestão do governador Ratinho Junior, que valoriza a organização e a estruturação dos serviços perto da casa de cada paranaense, pensa e realiza também a formação profissional como parte fundamental neste processo. Assim queremos incentivar a rede pública de saúde, principalmente, neste momento crítico da pandemia”, afirmou o secretário.

O diretor da ESPP, Edevar Daniel, explicou que a turma iniciou as aulas no começo de 2019, com os primeiros módulos ainda realizados presencialmente. Com a pandemia houve a adaptação para a forma virtual, por meio da plataforma Avasus e Escola Pública de Saúde. “A oferta e manutenção do curso na nossa grade considera o contexto atual do sistema de saúde do Estado, que busca aumento da eficiência, da eficácia e da equidade na atenção dos usuários do SUS”, disse Daniel.

A cerimônia de formatura também aconteceu de forma virtual, com a participação do secretário Beto Preto e do diretor da ESPP, além do diretor da 3ª Regional de Saúde de Ponta Grossa, Robson Xavier, de coordenadores e apoiadores do curso e dos 20 formandos.