Escolas públicas e particulares de várias cidades brasileiras adotam tecnologia para atrair a atenção dos alunos e motivar professores. Prefeituras de Florianópolis (SC), Camaçari (BA), Cidreira (RS), Barueri, Hortolândia (SP), entre outras, implantaram em suas escolas as salas de aula equipadas com os móveis escolares do Grupo Cequipel. Os espaços oferecem uma verdadeira sala de aula do futuro com lousas digitais, carteiras informatizadas, projetores e monitores educacionais.

As carteiras informatizadas são constituídas pelo equipamento de informática conhecido como Thin Client, monitor de LCD e teclado antivandalismo. Com regulagem de altura, o equipamento permite a utilização por usuários de várias estaturas, inclusive cadeirantes. O equipamento tem conexão à internet por meio de Wireless. A sala do também conta com a Touch Board Oppitz, uma lousa eletrônica que utiliza de interatividade por toque de caneta digital. Ideal para tornar mais interessantes aulas que utilizem planilhas, slides e apresentações.

Apesar de parecer algo longe da realidade brasileira, as carteiras informatizadas já estão presentes em mais de mil escolas em diversas cidades do Brasil. O governo de Santa Catarina começou a instalar 3.096 carteiras na rede pública estadual, em um total de 516 laboratórios (salas) de carteiras informatizadas.

A Opptiz Soluções Tecnológicas, que faz parte do Grupo Cequipel, também equipou com as novas carteiras informatizadas os ônibus do Projeto Teclar de Inclusão Digital Itinerante, da Prefeitura de Angra dos Reis, no litoral sul do Estado do Rio de Janeiro.