Valquir Aureliano

Quem disse que Curitiba não tem Carnaval? Neste sábado (22), houve o desfile de escolas de samba do grupo especial, na Avenida Marechal Deodoro, em Curitiba. Com a presença de milhares de pessoas nas arquibancadas e camarotes, o Carnaval na Avenida teve também a presença do Rei Momo, da rainha e das princesas do Carnaval, além do prefeito Rafael Greca, que assistiu a todos os desfiles até o fim, já na madrugada deste domingo (23).

Antes do desfile, o prefeito percorreu a Avenida Marechal Deodoro com o Rei Momo, Felipe Barão, e a Rainha do Carnaval 2020, Jessica Barbosa, e as princesas Joyce Kelly e Miss Preta. “A Fundação Cultural organizou tudo com grande perfeição,  o povo está muito contente, é o nosso Carnaval. É o Carnaval da cidade recuperada, da capital do Brasil que tem a melhor situação financeira e tem o que festejar”, disse o prefeito, em relação ao trabalho da Fundação Cultural de Curitiba (FCC).

As cinco escolas do Grupo Especial embalaram o público com sambas-enredo que cantaram desde a loucura, a intolerância religiosa e a gastronomia até as belezas da lua e homenagem à atriz Lala Schneider, a grande dama do Teatro brasileiro.

A Embaixadores da Alegria, escola de samba mais antiga na cidade, foi a primeira a entrar na passarela. A escola se valeu dos primeiros versos da canção Maluco Beleza, de Raul Seixas. O enredo foi inspirado na loucura e na genialidade. A agremiação teve um contratempo com o carro abre-alas no começo do desfile, que não chegou a prejudicar sua apresentação.

Veja AQUI fotos do desfile da Embaixadores da Alegria

A Imperatriz da Liberdade deu continuidade aos desfiles, e trouxe para a Marechal uma questão que se destaca por ser comum a outros lugares do Brasil: a intolerância religiosa contra as religiões de matriz africana.

Veja AQUI fotos do desfile da Imperatriz da Liberdade

A Enamorados do Samba exaltou a história e a formação étnica de Curitiba, com referências aos 60 anos do Mercado Municipal, aos povos originários até as influências dos europeus. A ala das passistas da Enamorados se destacou pela quantidade de crianças participando. Ainda houve uma homenagem a Marlene Carmelo, carnavalesca da escola, que morreu no dia 10.

Veja AQUI fotos do desfile da Enamorados do Samba

A Acadêmicos da Realeza homenageou a atriz Lala Schneider. Falecida há quase 13 anos, ela é considerada a dama do teatro paranaense. “Foi um momento inesquecível. É uma responsabilidade muito grande representar essa pessoa glorificada, que merece todo esse carinho e lembrança”, comentou a atriz Regina Vogue, que esteve no carro alegórico dos artistas, representando Lala.

Veja AQUI fotos do desfile da Acadêmicos da Realeza

A Mocidade Azul fechou o desfile, encerrado pouco antes das 2 horas deste domingo, debaixo de chuva fina. A lua, que inspirou seu enredo, brilhou nas fantasias e no samba da escola.

Veja AQUI fotos do desfile da Mocidade Azul

O Carnaval 2020 terá mais desfiles neste domingo (23), quando entram na Avenida as Escolas do Grupo de Acesso: Unidos de Pinhais, Internautas e Leões da Mocidade.