Divulgação – Jaqueline Conte e o livro ‘Céu a Pino’

Após três livros infantis publicados no Brasil e um em Portugal e outros dois sendo editados no momento, a jornalista paranaense Jaqueline Conte lança no próximo sábado (25), em Curitiba, seu primeiro livro de poesia adulta: ‘Céu a Pino’. O lançamento será realizado na Casa Posselt (Rua Ebenezer, 96, Pilarzinho, Curitiba), das 15h às 19h.

Editada pela Patuá – editora sediada em São Paulo, ganhadora de três prêmios Jabutis, entre várias outras premiações de relevância nacional –, a nova obra traz 87 poemas, distribuídos em seis seções: Suspensos, Rede e Moinhos, De Faltas, Das Pequenuras, Atos e Esparsos Espaços, Da Poesia e da Arte.

“Num caleidoscópio de temas, os 87 poemas desta obra compõem uma amostra da versatilidade da poeta, que vai dos poemas mínimos à poesia-crônica, da brincadeira à tragédia social, do humor à ironia, sem perder a leveza do mais singelo da vida.”, traz o texto da contracapa do livro. A orelha da obra é assinada pelo escritor Paulo Venturelli e a apresentação, pelo poeta Alvaro Posselt. 

Jaqueline Conte mora atualmente em Portugal, onde cursa o Doutorado em Materialidades da Literatura, na Universidade de Coimbra. Jornalista, poeta, pesquisadora e escritora de literatura infantil e juvenil, ela é mestra em Estudos de Linguagens pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, onde estudou o livro digital interativo para a infância. É especialista em Economia Criativa e Colaborativa (ESPM); Produção e Gestão Editorial Multiplataforma (PUC-PR); Marketing (ISPG); e Fotografia – Discurso Fotográfico (UEL). Jornalista com 20 anos de atuação em mídia impressa, agências de comunicação e comunicação pública, Jaqueline também é integrante do coletivo de autores “Era uma vez”, que atua na formação de leitores e na divulgação da literatura infantil e juvenil produzida em Curitiba. É autora das obras infantis: “Na casa amarela do vovô: e outros poemas para brincar” (editada no Brasil pelo Instituto Pegaí e pelo SESI-PR e em Portugal pela Editora Trinta Por Uma Linha), “Passarinho às Oito e Pouco” (Editora Insight) e “Os Jornais de Geraldine” (Editora Arte & Letra).

O livro será vendido no local. Para quem mora fora de Curitiba ou não puder estar presente no lançamento, a obra está disponível em pré-venda AQUI

LANÇAMENTO DO LIVRO CÉU A PINO, DE JAQUELINE CONTE

LOCAL: Casa Posselt (Rua Ebenezer, 96, Pilarzinho, Curitiba)

HORÁRIO: das 15h às 19h

Minerva

De tela em tela
tête a tête
cuore a cuore
ir pra guerra
minar a realidade
usando poesia
palavra a palavra
verso a verso
uma página por vez
até que uma metáfora
detone, enfim, toda certeza
essa razão oca
que não resiste
a um bom poema