Thais Pessanha

Escritora, que nasceu com doença dos ossos de vidro, cria personagem com a mesma doença rara e concorre a Prêmio

(Foto: Divulgação/Assessoria de Imprensa)

A vida imita a arte e vice-versa. É isso que fez a macaense Thais Pessanha, 39 anos. Ela acaba de lançar o romance de ficção Sobre Rodas – Um espírito em movimento, que já concorre ao Prêmio Kindle de Literatura.

A autora tem osteogênese imperfeita congênita, mais conhecida como a doença dos ossos de vidro, onde os ossos são frágeis e podem quebrar com facilidade. Até um ano de idade ela sofreu quase 100 fraturas. Com esta situação, como muitos autores, acabou se apaixonando pela literatura

E neste tempo de pandemia, acabou por resolver escrever e criou Olímpia, uma menina que também tem osteogênese imperfeita. 

“Hoje se fala em inclusão, avançamos muito no tema, mas as pessoas com deficiência ainda ficam de fora. É muito importante ter essa representatividade na literatura. A deficiência é sempre abordada pelo lado ruim ou científico. Nunca como a história de uma pessoa comum que vive como as outras”, explica a autora.

Olímpia tem muito de Thais. A personagem é aventureira, gosta de desafios e sonha em carregar a tocha olímpica, algo que Thais realizou nas Olimpíadas e Parilimpíadas do Rio, em 2016.

Thais é skatista e já fez canoagem. “É claro que não é fácil, tenho dias bastante difíceis como todo mundo, mas não me canso de viver. Tive muita sorte pois meus pais sempre levaram a doença rara com muita seriedade, mas também com naturalidade. Estudei em escolas comuns, fiz faculdade, trabalho”, conta.

Thais Pessanha, 39 anos, nasceu e vive em Macaé, no estado do Rio de Janeiro. É formada em Administração pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e atuou por muitos anos com gestão, tecnologia da informação, transformação digital e inovação.

É skatista, remadora e ativista de causas sociais ligadas à pessoa com deficiência. É membro da Associação Brasileira de Osteogênese Imperfeita (Aboi) e foi vice-presidente da Associação Pestalozzi de Macaé.

Serviço:
Título: Sobre Rodas – um espírito em movimento
1ª edição
ISBN – 978-65-00-31021-4
Preço: R$ 39,00
Páginas:  180