Divulgação

Nessa quinta-feira (19/11), a TV Cultura leva ao ar o especial inédito Ruth Cardoso 90 anos. A antropóloga é lembrada até hoje tanto por sua atuação acadêmica como por seu papel de primeira-dama e influenciadora de programas sociais no governo do marido, Fernando Henrique Cardoso. A exibição reúne depoimentos, como o de FHC, entrevistas e imagens de arquivo que revisitam a trajetória de Ruth. De produção própria da emissora, vai ao ar às 22h45. O material especial inclui trechos de participações de Ruth Cardoso em programas tradicionais da TV Cultura, como o Roda Viva, em 1999, e o Opinião Nacional, em 2007. Além disso, personalidades como o ex-presidente Fernando Henrique, a professora universitária Claudia Costin e a empresária Carmo Sodré Mineiro, amiga pessoal de Ruth Cardoso, falam sobre o legado da antropóloga, que faleceu em 2008, aos 77 anos. Ao longo do programa, os escritores Augusto de Franco e Margarida Cintra Gordinho, a empreendedora social Regina Esteves e a antropóloga Bibia Gregori também descrevem os diferentes aspectos da influência de Ruth Cardoso, não só como professora e figura marcante dos anos do governo FHC, mas também como feminista que já pregava a importância do empoderamento das mulheres no fim do século passado. 


Alimentos para APAE 

Uma grande corrente do bem! O Grupo Escoteiro Santa Mônica promoverá no dia 21 de novembro, na sede do Santa Mônica Clube de Campo, o Drive Thru Amigo, uma ação que terá como objetivo arrecadar alimentos não perecíveis para serem doados à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, da cidade de Campina Grande do Sul. Na data do evento, os donativos também poderão ser deixados ao lado das Quadras de Areia, das 10h às 16h. O Santa Mônica seguirá todos os protocolos de segurança e saúde do Município de Colombo, devido à Covid-19, tanto no recebimento dos produtos, que serão higienizados, quanto no ato da entrega à instituição beneficiada. Mais informações 3675-4232 


MON de volta 

Após sete meses fechado ao público, como medida de prevenção à pandemia de COVID-19, o Museu Oscar Niemeyer (MO), voltou a receber visitantes, com um rígido protocolo de medidas sanitárias, para garantir uma visita segura ao público. Quem foi ao MON vai poder visitar com tranquilidade, quatro exposições que fazem parte da programação de longa duração do museu. São elas: Ásia, a terra, os homens, os deuses – Luz = Matéria – O mundo mágico dos Ningyos e África, mãe de todos nós. Além disso, o visitante pode conferir três novas exposições, inauguradas na reabertura do museu. No espaço principal, conhecido com o”Olho”, o visitante encontrará a mostra “Espécies Raras”, do famoso e premiado escultor britânico Tony Cragg. Também recém inauguradas, respectivamente nas salas 2 e 7, estão as exposições “A violência sob a delicadeza”, da artista plástica paulista Vera Martins e “Gente no MON”, do fotógrafo curitibano Dico Kremer. Não deixe de conferir!

www.museuoscarniemeyer.org.br

Facebook e Instagram: @museuoscarniemeyer

YouTube: https://bit.ly/MONnoYoutube 


 

McDia Feliz acontece neste sábado em todo Brasil 

Acontece neste sábado, 21 de novembro, o McDia Feliz, quando a renda gerada com a venda de sanduíches Big Mac nos restaurantes McDonald’s de todo Brasil é destinada para iniciativas voltadas à luta contra o câncer infantojuvenil, lideradas pelo Instituto Ronald McDonald, e para diversos projetos com foco na educação de crianças e adolescentes apoiados pelo Instituto Ayrton Senna. Para participar e contribuir com essas duas importantes causas, basta pedir um Big Mac por qualquer canal de venda do McDonald’s, durante todo o sábado. Este ano, a rede orienta seus clientes a utilizarem preferencialmente os modelos com menor contato, como o Drive-Thru e Delivery, incluindo compras pelo app próprio da marca ou dos parceiros iFood, Rappi e Uber Eats. Nesta edição, o McDia Feliz conta com Fernanda Gentil como embaixadora. O McDia Feliz é consolidado como uma das maiores campanhas para angariação de fundos em prol de causas relacionadas a crianças e jovens no Brasil. Desde 1988, cerca de R$ 300 milhões já foram arrecadados. 


ÀWA, Festival Sesc de Cultura Negra de Paraty 

A edição 2020 do ÀWA, o Festival Sesc da Cultura Negra, será online e poderá ser acompanhada em todo o país. Para marcar a data do Dia da Consciência Negra, entre os dias 19 e 21 de novembro, haverá programação ao vivo, com apresentações musicais, peças de teatro, dança e rodas de conversa no canal do Youtube do Sesc Paraty. Além das lives, ao longo de todo o mês, o Polo Sociocultural Sesc Paraty publica em suas redes vídeos e podcasts com conteúdo relacionado à temática étnico-racial.

Sexta-feira, dia 20 de novembro

As atrizes Ana Paula Black, Luciana Lopes, Tatiana Tibúrcio, Damiana Inês estreiam o espetáculo Insubmissa Negra Voz – Conceição Evaristo, às 17h30, ao vivo no Facebook e no canal do Youtube do Sesc Paraty. O trabalho tem direção de Tatiana Tibúrcio e Renato Farias.

Sábado, dia 21 de novembro

O escritor, jornalista e especialista em literatura afro-brasileira Tom Farias apresenta a conferência Carolina Maria de Jesus, uma escritora negra, ao vivo no canal do Youtube do Sesc Paraty.

Durante o mês

Além da programação concentrada nos três dias, haverá oficinas realizadas ao longo do mês de novembro, como oficina de turbantes, de tranças e de produção musical. Algumas dessas atividades necessitam de inscrição prévia. No canal do Youtube, o Sesc Paraty publicará também vídeos de contação de histórias. Quem deseja se inscrever pode obter mais informações no site ou nas redes sociais do Sesc Paraty. http://www.paraty.com.br/awa-festival.asp