SMCS

Se você ainda não faz o controle dos gastos para ter uma vida financeira mais equilibrada, pode aproveitar o início do ano para começar. Levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com o Banco Central do Brasil, revelou que em 2018 aumentou o número de brasileiros que fazem o acompanhamento de quanto ganham e quanto gastam. De cada 100 brasileiros, 63 fizeram o monitoramento do seu orçamento.

“Hoje em dia não tem desculpa. Existem planilhas na internet, aplicativos gratuitos, os bancos oferecem plataformas. Além disso, a pessoa pode usar um caderno para anotar. O importante é ter o controle”, diz o especialista em finanças pessoais Altemir Farinhas.

Jeito errado

Ele dá algumas dicas que podem ser úteis para quem quer virar o jogo em 2019, começar a se organizar financeiramente e fazer planos para o futuro. “Muita gente faz o controle das despesas de forma errada”, afirma.

Para Farinhas, que faz palestras, cursos e assessora pessoas, a melhor maneira de se organizar é separar a planilha por categoria, por exemplo, habitação, alimentação, saúde, lazer, transporte, assim por diante. “Se você mistura tudo numa grande lista, fica difícil enxergar qual é o segmento que está consumindo mais dinheiro”, declara.

De acordo com Farinhas, muitos brasileiros têm aversão ao controle financeiro. “Preencher uma planilha pode doer, as pessoas sofrem. Os números assustam, eles falam a verdade que muita gente não quer ouvir. Alguns descobrem que gastam bem mais do que ganham. É preciso adequar a realidade financeira ao padrão de vida que a família leva”, comenta. Ele compara a um regime, só que financeiro. “Tem que abrir mão de alguma coisa.”

O especialista defende que, além dos cortes das despesas, que podem fazer mudanças no padrão de vida, também é possível estudar maneiras de a família ter uma renda extra.

Farinhas trabalhou no mercado financeiro e faz um alerta. “O banco ganha dinheiro vendendo dinheiro. Compra dinheiro barato e vende caro”, declara. “Por isso, o ideal é ficar alerta às facilidades que os bancos oferecem. Isso pode aprisionar e a pessoa ter dificuldades para sair daquela situação”, afirma.

Ele lembra que os empréstimos consignáveis, que fazem descontos diretamente no contracheque, também representam um risco.

 


 

Planejamento financeiro familiar é o começo de uma grande mudança

A recomendação de Altemir Farinhas para enfrentar o desafio de começar a organizar é a conversa. “É preciso haver diálogo para que isso dê certo, envolver adultos, crianças e adolescentes para que todos participem”, enfatiza.

Ele observa que os casais são formados por pessoas que tiveram experiências diferentes em relação ao uso do dinheiro. Alguns vêm de famílias gastadoras, outros de famílias mais controladas, alguns tiveram mais recursos ao longo da vida, outros tiveram menos. “Ensinar os filhos a controlar os gastos e planejar é ensinar educação financeira. É também uma forma de reeducação dos adultos. Muitos nunca foram ensinados porque no Brasil não existe esta cultura”, diz Farinhas.

No primeiro mês o impacto do controle financeiro é maior. “No terceiro mês, com a participação de todos e diálogo, vai ser bem mais fácil”, garante. “Com todos envolvidos, é possível encontrar alternativas. Os pais poderão cobrar colaboração dos filhos, os filhos poderão cobrar a mudança dos pais.”

O especialista ensina que cada membro da família pode ter um papel diferente na organização de todas as informações. “Um arquiva os dados, outro lança as informações na ferramenta escolhida para o controle, juntos, todos analisam o que está sendo gasto, visualizam o que virá pela frente, como por exemplo, o seguro do carro que vai vencer. Os dados ajudam a tomar decisões. O sonho de cada um deve entrar nessa conversa. Para cada sonho individual e para os projetos em família é preciso haver planejamento” diz ele. “Com disciplina e o esforço de todos, já vi famílias humildes conseguirem realizar sonhos que pareciam difíceis, como uma viagem para o exterior.”

Farinhas lembra ainda que muitas pessoas compram bens, fazem viagens antes de ver como vão pagar. “Este seria um bom momento para planejar o próximo carnaval. A família decide o que vai fazer no ano que vem e começa a planejar e a economizar agora”, exemplifica. O carnaval de 2020 será no dia 25 de fevereiro.

Planilha

A planilha sugerida por Altemir Farinhas pode ser baixada pelo site www.equilibriofinanceiro.com.br(aba Ferramentas).