Divulgação

Um espetáculo que mistura música, teatro e artes visuais. Este é JK Um reencontro com o Brasil, uma obra da Fundação Brasil meu Amor, que conta a história do país do século XX através da vida de Juscelino Kubitschek. Com apresentações gratuitas, o musical já esteve em cartaz em diversas cidades do Brasil, com um público de mais de 8 mil espectadores, e chega ao Paraná trazendo reflexões sobre a política nacional e, sobretudo, a autoestima da população.

“É muito mais que um espetáculo. É uma aula de história e uma injeção de brasilidade num momento em que vivemos uma desilusão. Este é o momento para discutirmos a verdadeira história do Brasil, para que possamos construir um futuro decente, e o musical nos faz refletir o quanto podemos realizar e mudar o nosso país todos os dias, como protagonistas da nossa própria história”, conta a equipe da FBMA.

A escolha em retratar a vida de JK surgiu não só pela sua importância histórica – o presidente foi o responsável por um dos mandatos em que o Brasil mais se desenvolveu economicamente – mas também pela sua biografia. De origem humilde, JK chegou à presidência e seu mandato é lembrado como a construção de uma Era. No espetáculo, a história do político é contada desde o seu nascimento, toda a sua trajetória profissional e política, incluindo grandes momentos, como a construção de Brasília, seu plano de retornar em 65 e o reflexo desta história nos dias de hoje.

“Queremos levar uma mensagem de esperança para conectar cada pessoa da plateia à ‘alma do Brasil’, relembrando a fé, a alegria de ser brasileiro e a confiança de que nosso país pode ser o melhor lugar do mundo”, conta Glaucia Nasser, intérprete do espetáculo e cofundadora da FBMA.

 

Produção audiovisual transforma o espetáculo em cinema

Além de um repertório musical bem vasto, o espetáculo conta ainda com um telão que ocupa todo o palco. Enquanto a cantora Glaucia Nasser canta e narra a história de JK, imagens do Brasil vão sendo reproduzidas como uma maneira de contextualizar a história. O trabalho de construção do roteiro e de imagens utilizadas contou com a participação de uma equipe de 135 pessoas, incluindo doutorandos da USP que realizaram uma vasta pesquisa histórica para nos contar sobre o verdadeiro Brasil.

No elenco, além de Glaucia Nasser – que também é cofundadora da Fundação Brasil Meu Amor, idealizadora do projeto – oito músicos de diversas regiões do Brasil participam do espetáculo. Entre eles, Fernando Nunes, que já produziu a cantora Cássia Eller, e Paulinho Dáfilin, que já produziu artistas como Maria Bethânia e é o diretor musical do espetáculo. Além deles, Fernando Nunes (baixo), Pedro Cunha (teclados e acordeon), Chrys Galante e Leandrinho Vieira (percussão), Thiago Gomes (bateria), Guiza Ribeiro (guitarra e violões)e Jonas Moncaio (violoncelo).

 

Sobre o espetáculo

O espetáculo é uma idealização e realização da Fundação Brasil meu Amor para a construção do verdadeiro Brasil, que cuida de sua história e de suas pessoas. No Paraná, o Espetáculo vem pelo Sesi Música – iniciativa do Sesi Cultura Paraná – em co-realização com a Fundação Brasil Meu Amor (FBMA).

Saiba mais sobre os realizadores do projeto:

 

FBMA – A Fundação Brasil Meu Amor, um projeto idealizado por 135 brasileiros, é uma jovem entidade sem fins lucrativos, que tem por objetivo maior resgatar a história do Brasil e de seus heróis, atuar na realidade apoiando servidores públicos decentes e investir no futuro do Brasil, ou seja, cuidar do Brasil a partir do cidadão, do indivíduo.

Glaucia Nasser – Cantora faz parte da Fundação Brasil Meu Amor que acredita que o Brasil tem jeito. Através da arte, acredita ser possível acordar uma parte essencial da história que nos inspira a colocar o melhor de nós mesmos a serviço do Brasil. Glaucia percorre o país para despertar a vontade de cada um na participação dessa construção.

 

SESI CULTURA – Foi em 2008 que a Regional Paraná do Serviço Social da Indústria inaugurou uma área especificamente dedicada ao desenvolvimento de ações culturais ancoradas nas diretrizes previstas na Declaração Universal dos Direitos do Homem, como a diversidade, a pluralidade e a autonomia. Desde então, o Sesi Cultura Paraná tem promovido o acesso à cultura com foco em programas de formação artística e cultural, investindo em processos criativos, formação de plateia para todas as linguagens e na formação e desenvolvimento cultural com vocação local. O Circuito Cultural Sesi, o Festival Sesi Música, os Núcleos Criativos do Sesi, o Zoom Cultural, os Programas Sesi Música, Sesi Arte, Sesi Audiovisual e Sesi Artes Cênicas são exemplos de programas desenvolvidos pela Gestão Cultural do Sesi. De 2008 até 2017, mais de um milhão de espectadores tiveram acesso à cultura por meio de cerca de 8,4 mil ações culturais realizados pelo Sesi Paraná. Todas essas ações sempre tiveram como objetivo o acesso ao bem cultural para o trabalhador da indústria, seus dependentes e para a comunidade de uma forma geral, além da difusão da arte em todas as suas manifestações, valorizando a diversidade e a pluralidade do povo brasileiro.

 

SERVIÇO

Curitiba

Data: sexta-feira, dia 27 de julho

Horário: 20h (duração de 1h e 20 min)
Valor: entrada gratuita

Local: Teatro Sesi Campus da Indústria
Endereço: Av. Com. Franco, 1341 – Jardim Botânico, Curitiba – PR

Observação: os ingressos podem ser retirados no local e no dia da ação, uma hora antes do show (espaço sujeito a lotação)

Mais informações: (41) 3271 9834

Mais informações:

http://www.sesipr.com.br/cultura/

https://www.facebook.com/sesiculturapr/