Freepik

Zyan e Ravi para os meninos. Zaya e Kayra para as meninas. Os nomes, que são incomuns no país, aparecem no topo da lista dos mais procurados no site dicionariosdenomesproprios.com.br em 2021. A ferramenta, que tem uma base de dados de mais de 7,5 mil nomes próprios, origens e seus significados, indica as tendências de nomes masculinos e femininos para 2022.

Segundo Paulo Stenzel, marketing manager da 7Graus – empresa responsável pelo site – o resultado não significa que os nomes mais buscados estejam entre os mais registrados ao fim do ano de 2022, mas sinaliza um aumento no número de crianças brasileiras que terão os nomes entre aqueles mais procurados na ferramenta digital. “Como em anos anteriores, a lista de tendências indica que vai haver um crescimento de registros destes nomes comparados com eles próprios, ou que nomes até então pouco ou nunca usados vão começar a aparecer com muito mais frequência do que em anos anteriores”, explica.

Apenas como base de comparação, entre os nomes tendência para o ano passado estavam na lista Ayla, Aurora, Elisa, Maitê, Maya, Theo, Gael, Noah, Benjamin e Benício. Mas os nomes com maior número de registros no país em 2021 foram Miguel e Helena. O levantamento foi realizado pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen Brasil) com dados de 7.658 Cartórios de Registro Civil.

Em 2021, os nomes femininos mais consultados no dicionário dos nomes próprios foram Zaya, Kayra, Maria Madalena, Lua, Alana, Bella, Eva, Nina, Maya, Rebeca, Alice, Aurora, Isis, Liz, Eloá, Lívia, Luna, Elisa, Cecília, Ester. Entre os nomes masculinos que são tendência para 2022, os top 20 são: Zyan, Ravi, Bento, Benjamim, Noah, Luca, Enrico, Rayan, Alef, Joaquim Matteo, Levi, Otto, Luan, Yan, Miguel, Pedro, Benício, Heitor, Calleb.

O campeão de procura no dicionário – Zyan – é um nome de origem árabe, que ganhou certa notoriedade no Brasil pela escolha feita pelo casal de famosos Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso para o filho caçula, que nasceu em 2021. Embora mais comum no Brasil do que Zyan, o nome Ravi possivelmente teve impulsionadas as buscas no dicionário por conta do personagem da novela “Um Lugar ao Sol”, da Globo. “As novelas influenciam a escolha dos nomes há décadas no país. É uma tradição. Os personagens cativantes com nomes desconhecidos inspiraram os pais e mães ao longo da história da televisão brasileira, quebrando padrões e ampliando o leque de nomes da moda por anos, até a atualidade”, avalia Stenzel.

São vários exemplos de nomes próprios que ficaram populares por causa da dramaturgia na TV. Quem se lembra da Jocasta, personagem de Vera Fischer na novela “Mandala” (1987),? Na época, o nome passou de 21 registros para 1.200, segundo dados do IBGE coletados pela revista Veja. Por conta de outra novela, “Terra Nostra”, o nome Matteo, com uma grafia inexistente no Brasil até então, também ficou popular. O mesmo aconteceu com o nome da personagem Maya, interpretada por Juliana Paes em “Caminhos das Índias” em 2009, que, naquele ano, teve um aumento de 300% nos registros e que consta na lista dos 20 mais procurados ainda em 2021.

Sobre o Dicionário de Nomes Próprios

O site dicionariodenomesproprios.com.br tem como objetivo fornecer informações com base histórica sobre os significados e as origens dos nomes próprios usados no Brasil. O glossário é um dos produtos da 7Graus, empresa portuguesa que é líder em mídia na Internet especializada na criação e distribuição de conteúdos gratuitos que ajudam a vida das pessoas de diferentes maneiras. A empresa gerencia mais de 60 sites relacionados à Educação, Cultura, Carreira, Finanças e Tecnologia, incluindo os populares entre os brasileiros DICIO, Pensador, Calendarr, sinonimos.com.br, todamateria.com.br e antonimos.com.br

Significado dos nomes que são tendências para 2022

Nomes masculinos
Zyan
O nome Zyan possui origem árabe e carrega os significados de “adorno” e “decoração”. Sua principal variante é Zian. Zyan também é considerado uma derivação de nomes como Zion e Zayan. Nestes casos, ele significa “terra prometida” e “beleza”, respectivamente.

Ravi
O nome masculino Ravi tem origem a partir do idioma sânscrito e significa “o Sol”. Este nome carrega consigo a simbologia do sol e reflete, portanto, a luz, o conhecimento e o poder.

Bento
Bento é uma variante do nome Benedito, sendo considerado o diminutivo deste nome de origem hebraica. Bento significa “abençoado”, “bendito”, “louvado”, “aquele sobre quem se fala bem”.

Benjamin
Nome de origem hebraica, Benjamin significa “filho do lado direito”, “filho da felicidade” ou “o bem-amado”. De acordo com o Antigo Testamento da Escritura Sagrada, Benjamin é o nome do filho mais novo de Jacob e Raquel.

Noah
Noah é um nome de origem hebraica, considerado o equivalente em português de Noé e significa “descanso”, “repouso” ou, ainda, “de longa vida”.

Nomes femininos
Zaya
O belo nome feminino Zaya possui duas possibilidades de origem. A partir do idioma mongol, ele significa “destino” ou “sorte”. A partir do árabe, ele é considerado a variante do nome Zara, que significa “flor que floresce”.

Kayra
Kyara é um nome predominantemente feminino no Brasil que possui três possibilidades de origem. A partir da língua hindu, ele carrega os significados de “pacífica” e “única”. A partir do turco, Kayra é mais utilizado no masculino e pode significar “presente de deus”. Outra possibilidade de origem é a partir do árabe, onde Kayra significaria “princesa”.

Maria Madalena
Este nome é composto por dois nomes de origens distintas, Maria e Madalena. É o nome da personagem bíblica citada no Novo Testamento denominada Maria, que era natural de Magdala. Maria Madalena significa “senhora soberana da Magdala”, “vidente habitante de Magdala” e “mulher pura que vive na Torre de Deus”.

Lua

O nome Lua surge a partir do latim luna e significa “lua”. Por extensão, também significa “corpo celeste” e “satélite da Terra”.

Alana
Alana é a variante feminina de Alan, nome com quatro possibilidades de origens. Dessa forma, ele possui alguns significados distintos, entre eles, “harmoniosa”; “bela”, “formosa” e “marco de conquista”.