Reprodução

Empreender está muito mais fácil do que se imagina. Isso porque a Prefeitura de Curitiba está disponibilizando diversos serviços para apoiar micro e pequenos empreendedores da capital paranaense e região. Há diversas estratégias para qualificar profissionais.

O apoio aos empreendedores e empresas é um dos pilares do Plano de Retomada Econômica de Curitiba lançado pela Prefeitura de Curitiba. Iniciativas do município e parceiros, como abertura mais fácil de empresas, acesso a linhas de crédito com o Fundo de Aval de Curitiba e apoio educacional para gestão inovadora e transformação digital, têm ajudado a melhorar o ambiente de negócios da Capital para o pós-pandemia.

Todas as informações para ter acesso estão reunidas no portal Retomada Curitiba (https://retomada.curitiba.pr.gov.br/), que oferece ajuda digital para quem está começando no ramo do empreendedorismo e para quem quer fazer sua empresa crescer. O portal pode ser acessado por smartphones, tablets e computadores. E traz informações sobre fundo de aval, auxílio alimentar, acesso a crédito, transformação digital e abertura de negócios, entre outras ações, para facilitar os empreendedores, principalmente os de pequeno porte.

O primeiro passo para ter acesso a benefícios do município é procurar os Espaços Empreendedor da Prefeitura. Apenas no primeiro semestre deste ano, 51.968 atendimentos presenciais e on-line foram realizados nas nove unidades da Prefeitura, localizadas nas Ruas da Cidadania Boa Vista, Bairro Novo, Santa Felicidade, Boqueirão, Cajuru, Fazendinha/Portão, Pinheirinho, Tatuquara e na administração regional da CIC. As equipes estão ajudando os empreendedores a abrir seu próprio negócio, a inovar e a enfrentar os desafios da crise causada pela pandemia da Covid-19.

Cada um dos Espaços Empreendedor conta com seu Balcão de Negócios, que oferece uma consultoria completa para quem quer se tornar um microempreendedor individual (MEI) ou crescer, mas ainda não tem acesso a crédito ou presença digital forte. As unidades são vinculadas à Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação.

Nos Espaços Empreendedor, os curitibanos podem formalizar atividades, obter informações sobre o Fundo de Aval de Curitiba e linhas de financiamento de instituições parceiras, fazer a declaração anual e tirar dúvidas contábeis (como débitos em aberto e formas de quitação). Além disso, o empreendedor é encaminhado para consultorias com especialistas do Sebrae/PR, parceiro da Prefeitura nas ações de fortalecimento da economia nos bairros, e obtém informações sobre a programação de capacitações do Vale do Pinhão.

Parceria entre Prefeitura e Sebrae oferece consultorias individuais e gratuitas

Em outubro, mais de mil empreendedores e donos de pequenos negócios de Curitiba começaram consultorias individuais gratuitas para inovar, fazer melhor, mais rápido e com menor custo a gestão do negócio e a presença digital para crescer no pós-pandemia. A iniciativa é da Prefeitura de Curitiba e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/PR).

Ao todo, são 30 mil horas de consultorias, 1.690 horas de conteúdos, cinco jornadas, web series e oportunidade de networking ofertados sem custos para fortalecer os pequenos negócios de Curitiba. Ainda há vagas. Para receber as consultorias, o empreendedor pode agendar atendimento nos Espaços Empreendedor da Prefeitura nas Ruas da Cidadania, administrados pela Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, ou acessar o site do programa Recupere do Sebrae/PR.

Os microempreendedores individuais representaram 70% das aberturas de empresas de janeiro a maio de 2021 em Curitiba. Nessa lista estão comércios de armarinhos, vestuário, cama/mesa/banho, calçados, atividades paisagísticas e confecções, entre outros.

 

Ações previstas no programa Retomada Curitiba

Fundo de aval

Funciona como uma espécie de “avalista” do empréstimo principalmente para micro e pequenos empreendedores. Foi criado pela Prefeitura em 2020. Os recursos podem viabilizar até R$ 100 milhões em financiamentos com juros atraentes graças a parcerias com cooperativas de crédito. A Prefeitura já destinou R$ 10 milhões ao fundo.

Consultorias individuais

Mil empreendedores e donos de pequenos negócios de Curitiba começaram em outubro de 2021 consultorias individuais gratuitas para inovar, fazer melhor, mais rápido e com menor custo a gestão do negócio e a presença digital para crescer no pós-pandemia. A iniciativa é da Prefeitura de Curitiba e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/PR). São 30 mil horas de consultorias, 1.690 horas de conteúdos, cinco jornadas, webséries e oportunidade de networking ofertados sem custos para fortalecer os pequenos negócios de Curitiba. Ainda há vagas e para receber as consultorias, o empreendedor pode agendar atendimento nos Espaços Empreendedor da Prefeitura nas Ruas da Cidadania (clique aqui), administrados pela Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação.

Capacitação empreendedora

A Prefeitura promove capacitação para pequenos empreendedores através de programas como Bom Negócio e Empreendedora Curitibana. São cursos on-line e lives com especialistas em diversas áreas. Além disso, todos os meses acontecem apresentações de startups a investidores.

Desburocratização na abertura de empresas

Mais facilidade para abrir negócios. Atualmente, Curitiba é a capital mais rápida para abertura de empresas no país. Além disso, houve a ampliação de 126% no número de atividades incluídas na lei de Liberdade Econômica, passando de 242 para 547 atualmente.

Espaço empreeendedor agendamento

https://agendaonline.curitiba.pr.gov.br/#!/login