Divulgação/ Setransp

Com o objetivo de conter a ação de quem embarca nos ônibus do transporte coletivo sem pagar a tarifa, a empresa Transporte Coletivo Glória instalou na manhã desta quarta-feira (9) anteparos nas portas 1 e 5 da plataforma da estação-tubo Passeio Público, tanto no sentido Capão Raso como no sentido Santa Cândida.

“Vamos avaliar daqui para frente se as invasões diminuem e, se funcionar, a ideia é expandir gradualmente a instalação desses anteparos para outras estações-tubo”, disse o diretor executivo das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana, Luiz Alberto Lenz César. “É uma forma de protegermos o passageiro que paga a tarifa e vê o valor encarecer por conta daqueles que se acham no direito de invadir o ônibus”, afirmou ele.

Levantamento realizado pelas empresas de ônibus mostrou que a estação-tubo Passeio Público é a mais invadida entre os 294 pontos de cobrança do sistema de transporte. Nos sete dias pesquisados, 1.462 pessoas invadiram a estação no sentido Santa Cândida e 378 no sentido Capão Raso.

O projeto do anteparo teve aprovação da Urbs (Urbanização de Curitiba) e seu custo será bancado pela empresa Transporte Coletivo Glória. “A empresa tomou a iniciativa mesmo sendo esse um problema público – de segurança – e no mobiliário público, o que mostra o comprometimento das empresas em ajudar a melhorar o transporte coletivo”, disse Lenz César.